Cruzeiro do Sul, Acre, 3 de julho de 2025 03:56

Mâncio Lima participa da 3ª Conferência Intermunicipal de Políticas para Mulheres do Juruá em Cruzeiro do Sul

be81c5_8ec87e7427c34087af79f63df3300773~mv2

Na última terça-feira, 1º de julho, o município de Cruzeiro do Sul sediou a 3ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres do Juruá, reunindo gestoras e representantes das cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. O evento ocorreu no Teatro dos Náuas, das 8h às 17h, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas as Mulheres”.

Promovida pelos Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres (OPMs), a conferência proporcionou um dia de discussões aprofundadas, troca de vivências e elaboração de propostas para fortalecer os direitos e a autonomia das mulheres na região. As ideias construídas durante o encontro serão levadas para as etapas estadual e nacional da conferência.

Representando Mâncio Lima, a secretária municipal de Assistência Social, Ângela Valente, destacou a importância do encontro como espaço de escuta e valorização das mulheres.

“Esse evento é fundamental porque, mesmo com os avanços, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios, especialmente relacionados à violência doméstica. É preciso seguir lutando por políticas que garantam nosso lugar onde quisermos estar — e não onde nos permitirem. É um momento de união e fortalecimento”, afirmou.

Durante a cerimônia de abertura, a vice-prefeita de Cruzeiro do Sul, Delcimar Leite, reforçou o papel das mulheres na administração pública local, evidenciando o compromisso da gestão com a representatividade feminina.

“Temos uma coordenadoria da mulher atuante desde a primeira gestão do prefeito Zequinha Lima, além de secretárias e cargos de liderança ocupados por mulheres. Isso mostra que a mulher tem voz e vez na nossa gestão”, disse.

A 3ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres do Juruá reafirma o compromisso dos municípios da região com a equidade de gênero, o respeito à diversidade e a criação de políticas eficazes para garantir dignidade e espaço às mulheres em todos os setores da sociedade.