O vereador Mazinho da BR (MDB), na tribuna da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão desta quinta-feira (12), cumprimentou os colegas vereadores e vereadoras, a imprensa, assessores e as pessoas que assistiam na galeria em nome da professora Celene Lourenço do senhor Zé Pitó.
Em seu discurso o vereador destacou informações importantes resultado de questionamentos feitos desde o ano passado com referência ao transporte dos alunos na zona rural que agora foram garantidos pela Secretaria de Estado de Educação com o anúncio de que a empresa estará colocando caminhonetes para atender com transporte 11 rotas.
O vereador informou que no dia 20 de maio foi publicado no Diário Oficial do Estado, a licitação da Escola da comunidade Lua Clara e que numa visita ao coordenador da Educação ele lhe apresentou a planta da obra e a informação que a emperesa está so aguardando a ordem de serviço para iniciar a construção de escola padrão naquela comunidade.
“São informações importantes e que embora ainda levem dias, mas já estão está no caminho”, avalia Mazinho que ressaltou que a população está atenta nas redes sociais, acompanhando o trabalho dos vereadores ao destacar que cada vereador tem suas bandeiras de trabalho pelo povo e que a bandeira partidária ´precisa ficar no palanque.
Outra pauta do discurso do vereador Mazinho da BR foi referente a situação da agricultura e ao cumprimentar o secretário adjunto, João Todo Feio, presente na sessão, destacou seu trabalho como liderança dos movimentos rurais ao ressaltar que tem andado muito pelas comunidades e tem buscado há três anos fazer uma audiência pública com os órgaos ambientais.
Ao criticar a perseguição aos produtores rurais pelos órgãos ambientais que sempre tem uma restrição para os agricultores Mazinho da BR enfatizou que eles estão quase sendo expulsos de suas terras, sofrem para plantar e não tem tido apoio do governo do Estado, apesar de uma lei federal que afirma que o Estado que tem 17% de sua cobertura vegetal o produtor pode derrubar até 50% da sua área.
O vereador informou que se o produtor derrubar um hectare de floresta rapidamente o IMAC e o IBAMA chegam no local, multam e sujam o CPF dos agricultores. Outra reclamação do vereador foi por conta dos tratores da prefeitura que há muito tempo não atendem os agricultores com gradeamento das suas áreas.
Mazinho fez um apelo ao prefeito Zequinha Lima para que possa ver o que está acontecendo para que produtor que não pode derrubar tenha suas áreas de plumas beneficiadas com gradeamento ao ressaltar que as fazendas com plantações de café estão sendo atendidas. “Quero primeiro ver os pequenos produtores serem atendidos”, disse.
Ao finalizar Mazinho cobrou o aproveitamento do período do verão para atender os pequenos produtores com a mecanização ao avaliar que em pouco tempo se vai sentir falta da farinha porque café e cacau plantados não dão farinha e que até o presente momento ainda os agricultores ainda não foram atendidos.
Veja o discurso do vereador Mazinho da BR: