Prisão ocorreu durante operação Caminhos Seguros, na zona Leste; adolescente de 15 anos relatou que receberia R$ 200 por relação sexual
Um médico de 32 anos foi preso em flagrante na noite de sábado (10), suspeito de favorecimento à prostituição de criança ou adolescente. A prisão foi realizada durante uma ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), na zona Leste de Manaus. O homem foi encontrado com uma adolescente de 15 anos em um dos quartos de uma pousada na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira.
A operação faz parte da Caminhos Seguros, deflagrada com o objetivo de prevenir e combater crimes contra crianças e adolescentes. A iniciativa tem abrangência nacional e, no Amazonas, conta com a coordenação da SSP-AM, reunindo esforços das polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM), Juizado da Infância e Juventude Infracional (JIJI), Conselho Tutelar e outras instituições estaduais e municipais.
De acordo com a delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a adolescente relatou à polícia que o suspeito havia oferecido R$ 200 para manter relação sexual com ela. “Identificamos várias situações de vulnerabilidade de crianças e adolescentes desacompanhadas em bares, mas essa foi claramente uma situação de exploração sexual. O autor foi conduzido à Depca para os procedimentos legais”, afirmou.
A adolescente foi acolhida e teve sua integridade garantida pelas autoridades presentes. Ela será reintegrada à sua residência com acompanhamento do Conselho Tutelar.
O médico, que não atua na rede pública de saúde, foi autuado em flagrante por favorecimento à prostituição de menor de idade. Ele será submetido à audiência de custódia após a conclusão dos trâmites na delegacia.
Ação integrada
Além das forças policiais e do Conselho Tutelar, a CIF contou com a participação de 13 órgãos de fiscalização, incluindo a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc); Secretaria de Assistência Social (Seas); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP); Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus); Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); Amazonas Energia e a Procuradoria da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Operação Caminhos Seguros
Lançada no dia 30 de abril, a operação Caminhos Seguros ocorre em todo o país sob coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, a mobilização é realizada com foco na proteção integral de crianças e adolescentes, com ações preventivas e repressivas.
“A operação seguirá ao longo de todo o mês de maio, com ações aqui na capital e também no interior do estado. Todas as instituições da rede estão integradas para garantir a proteção de nossas crianças e adolescentes”, reforçou a delegada Juliana Tuma.