Cruzeiro do Sul, Acre, 10 de novembro de 2025 18:17

Memorial João Mariano faz exposição do acervo aos professores e acadêmicos do Campus Floresta, da UFAC

IMG_20221208_161728

O Memorial João Mariano, coordenado pelo Irmão Marista João Gutemberg, pela professora Plácida Cameli e pelo professor Nilo Castro, realizou, de 06 a 08, mais uma exposição do acervo dos jornais O Rebate e o Juruá que foram restaurados e digitalizados. Nesta semana o acervo foi mostrado aos acadêmicos e professores do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre (UFAC).

A exposição do Acervo do Memorial João Mariano, localizada no Shopping Copacabana, tem despertado o interesse dos professores que tem levado centenas de alunos das escolas do município para conhecer as edições dos jornais produzidos pelo professor João Mariano, onde estão expostos também equipamentos e máquinas utilizados na impressão dos mesmos.

Agora com uma melhor reestruturação o Memorial João Mariano, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e da UFAC, estará sendo levado às instituições para conhecimento da sociedade. A exposição do Memorial João Mariano no Campus Floresta tem o apoio de um grupo de acadêmicos do curso de Direito, que foram treinados para apresentar o conteúdo do memorial ao público.

Acadêmicos do Campus Floresta e alunos das escolas das proximidades visitaram o acervo

Nilo Castro destaca que o jornalista João Mariano, na sua época foi uma personalidade de grande destaque em Cruzeiro do Sul, inclusive continua com a mesma importância atualmente pelo grande acervo dos jornais que ele publicou com uma técnica apurada de tipografia e apesar das grandes limitações deixou um compêndio histórico de valor inimaginável.

Os acadêmicos do 6º período do Curso de Direito, Anderson Ronan  e Luciana Lara, que participaram da capacitação para apresentar o conteúdo do acervo do Memorial João Mariano ao público, recepcionaram os colegas e professores da UFAC e destacaram a importância de colaborar com o memorial pela importância de João Mariano para a história e também para o Direito no Juruá.