Cruzeiro do Sul, Acre, 5 de julho de 2025 12:17

Com as chuvas na região Rio Acre está acima da cota de inundação de 14 metros na cidade de Rio Branco

unnamed (5) (1)

 Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (SGB) indica que nível está na marca de 14,09 m e deve estabilizar ao longo desta segunda-feira (10)

Rio Branco (AC) – Com as chuvas na região, o nível do Rio Acre subiu e ultrapassou a cota de inundação (14 m) na capital Rio Branco (AC). De acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), a marca chegou a 14,09 m nesta segunda-feira (10). As informações sobre o cenário e previsões foram divulgadas em um novo boletim de alerta hidrológico da bacia.

As análises do SGB indicam que o nível do rio pode estabilizar na capital acreana e reduzir ao longo da calha principal. No entanto, o cenário ainda exige atenção, explica o pesquisador do SGB Marcus Suassuna, assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial: “Estamos monitorando de perto o Riozinho do Rola, um afluente que está subindo e pode influenciar o comportamento do Rio Acre. Pancadas de chuva têm sido observadas na região e a previsão indica que devem continuar até o dia 15 ou 16, impactando os níveis do rio”.

Em dezembro de 2024, o SGB iniciou a operação de alerta para o período hidrológico de 2024/2025 com o objetivo de monitorar o nível dos rios da região. Esse é um trabalho essencial para apoiar ações de prevenção de desastres e redução dos impactos das cheias. Confira aqui o monitoramento em tempo real por meio da plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre.

Parceria

O monitoramento dos rios é feito a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações, gerando informações que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE.