Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de agosto de 2025 08:38

Morango do amor eleva preços e capital da fruta no RS sofre com falta de mão de obra

bom-principio-620x620 (1)

A popularização do morango do amor colocou a pequena Bom Princípio, localizada a 76 km de Porto Alegre, no mapa culinário do Rio Grande do Sul.

A cidade, conhecida como capital estadual do moranguinho, deve ter uma safra de mil toneladas neste ano, segundo a Bom Morango (Associação de Produtores de Morango de Bom Princípio), uma pequena redução em comparação às 1.100 toneladas colhidas em 2024.

A queda expôs o problema da sucessão rural no município, uma cidade de 13 mil habitantes, movida pela agricultura familiar. “Tem muito produtor reduzindo as lavouras aqui, porque não adianta plantar e depois não conseguir colher”, diz o presidente da Bom Morango, Fabio Flach.

Cerca de 95% da produção de morangos na cidade é feita em estufas, em cultivo semi-hidropônico, e a colheita é 100% manual. Segundo Flach, automatizar esse processo é inviável para pequenas propriedades, e aí está um dos desafios da escassez de mão de obra.

“Os jovens de hoje não querem mais sujar as mãos, eles querem um lugar com ar-condicionado”, diz Flach, que tem 38 anos. Dentre as 43 famílias associadas à Bom Morango, muitos são agricultores aposentados, mas que seguem trabalhando.

A produção e a fama da cidade estão nas mãos de aproximadamente 60 famílias de agricultores, surpreendidas pela popularidade fora de época do morango, que atinge o pico da safra apenas em setembro.