O comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), Major PM Abraão Silva, comunicou, através de Nota nas redes sociais da corporação, a despedida do Cão Policial K9-Tina que encerrou sua missão após oito anos de dedicação e bravura no serviço à sociedade acreana.
No comunicado o comandante destacou que desde sua chegada ao 6º BPM, sediado em Cruzeiro do Sul, Tina não apenas integrou o Grupo de Operações com Cães (GOC), mas, ela foi pioneira, escrevendo seu nome na história da corporação com coragem, inteligência e lealdade incomparáveis.
Tina estava adoentada alguns dias e foi encaminhada para tratamento em Rio Branco, pela BR-364, mas não resistiu e morreu na viagem.
Ao longo desses anos ela atuou em diferentes ocorrências da jornada de serviços prestados à corporação e à sociedade acreana, participando de várias operações que resultaram em diversas apreensões de drogas e armas, sendo peça fundamental no combate ao crime, protegendo vidas e fortalecendo a segurança pública.
Tina foi o primeiro cão de Faro de Cruzeiro do Sul, junto com o K-9 Thor. Durante seu período de atividade policial Tina teve como treinador e condutor o Sargento PM Rafael Lima, por quem seria adotada após seu ingresso da reserva da corporação (aposentadoria). Tina sempre representou com excelência o valor da integração entre o ser humano e o cão policial na atividade operacional.
“Em nome do 6º Batalhão de Polícia Militar, rendemos nossas honras e agradecimentos eternos à nossa guerreira de quatro patas. Que seu legado de bravura e serviço continue inspirando nossos policiais e futuras gerações de cães de trabalho. Descanse em paz, K-9 Tina. Missão cumprida”, destacou e lamentou o comandante do 6º BPM na nota.
Veja a Nota Oficial do 6º BPM:
*Homenagem à Cão Policial K-9 Tina*
Hoje, com profundo pesar e gratidão, nos despedimos da *Cão Policial K-9 Tina*, que encerrou sua missão após 08 anos de dedicação e bravura no serviço à sociedade acreana.
Desde sua chegada ao 6º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Cruzeiro do Sul, *Tina* não apenas integrou o Grupo de Operações com Cães — ela foi pioneira, escrevendo seu nome na história da corporação com coragem, inteligência e lealdade incomparáveis.
Ao longo desses anos ela atuou em diferentes ocorrências durante a jornada de serviços prestados à corporação e à sociedade acreana, participando de várias operações que resultaram em diversas apreensões de drogas e armas, sendo peça fundamental em diversas operações de combate ao crime, protegendo vidas e fortalecendo a segurança pública.
*Tina* foi o primeiro cão de Faro de Cruzeiro do Sul, junto com o K-9 Thor.
Durante seu período de atividade policial Tina teve como treinador e condutor o Sargento PM Rafael Lima, por quem seria adotada após seu ingresso da reserva da corporação (aposentadoria). *Tina* sempre representou com excelência o valor da integração entre o ser humano e o cão policial na atividade operacional.
Em nome do 6º Batalhão de Polícia Militar, rendemos nossas honras e agradecimentos eternos à nossa guerreira de quatro patas. Que seu legado de bravura e serviço continue inspirando nossos policiais e futuras gerações de cães de trabalho.
Descanse em paz, K-9 Tina. Missão cumprida. 🫡🫡
Cruzeiro do Sul, 07 de setembro de 2025.
Abraão Silva