Movimento Social Pró-Ponte comemora os R$ 7 milhões destinados ao Orçamento Geral da União de 2024 pela Bancada Federal acreana
O presidente do Movimento Social Pró-Ponte, professor e ativista social Ralph Fernandes, citou que neste ano de 2023 o movimento completa 15 anos de lutas, pelejas e resistências pela interligação e o desenvolvimento regional a partir da construção da ponte sobre o Rio Juruá no município de Rodrigues Alves, uma causa social em defesa dos estudantes, trabalhadoras e trabalhadores, proprietários de veículos (moto, carto, etc), empreendedores, comerciantes, empresários e dos serviços de urgência e emergência (ambulância, etc).
“Tive a grata satisfação de juntamente com o Ricardo Araújo, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) no Acre estar presente na reunião da Bancada Federal e garantir que a nossa ponte fosse prioridade entre os deputados federais e senadores do nosso estado”, enfatiza Ralph Fernandes que destaca que a partir de mais essa importante conquista o principal objetivo agora é desmembrar os estudos técnicos da ponte dos demais trechos da rodovia que vai integrar o Brasil ao Peru pela região do Juruá.
“Resolvido essa etapa/fase será possível concluir o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA para que o governo federal possa licitar a construção da obra. A cada conquista obtida fica o nosso sentimento de gratidão, primeiro a Deus por nos dar fé, esperança, força e coragem para seguir lutando todos os dias, em segundo a nossa população por nos motivar e apoiar em todos os momentos, aos ex-deputados e ex-senadores que já não integram mais a Bancada Federal, mas deram suas importantes contribuições e a nossa Bancada Federal atual que coordenada pelo nosso Senador Alan Rick tem garantido os recursos determinantes e necessários para que seja possível segurar a execução da obra”, disse Fernandes.
As autoridades do Acre como um todo reconhecem a luta de mais de uma década pela população da regional do Juruá organizada legitimamente pelo Movimento Social Pró-Ponte, ressalva Ralph Fernandes. “Aliás, na história do Acre nunca se viu o povo de toda uma região se unir a tal ponto que a sua luta ecoou no Congresso Nacional e mesmo nas mudanças de vários membros da Bancada Federal e dos Governos Federais o pleito se mantém como prioridade. Essa luta é uma prova de que foi e está sendo superior as políticas partidárias, ideológicas e até mesmo das críticas desconstrutivas que sempre permearam no processo construção e mobilização social”, afirma.
Reconhecimento ao trabalho árduo e corajoso do principal líder do Movimento Pró-Ponte, Ralph Fernandes , que está de parabéns por conduzir com conhecimento de causa, sabedoria, discernimento, equilíbrio e sem permitir que politização de uma pauta tão importante e necessária para milhares de cidadãos e cidadãs que moram na Terra dos Náuas (Juruá).
“O Movimento Social Pró-Ponte, verdadeiramente, tem muito o que comemorar, pois a cada ano é nítido de que a obra de grande porte de maior relevância e expressão do Acre na região do Juruá está próxima de se realizar”, finaliza o professor Ralph Fernandes.