Cruzeiro do Sul, Acre, 15 de setembro de 2024 19:38

MPAC realiza eleição simulada com sistema de voto eletrônico

WhatsApp-Image-2023-05-26-at-20.13.30

Nesta sexta-feira, 26, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou uma eleição simulada utilizando o Sistema Votus, uma plataforma desenvolvida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que visa modernizar e agilizar o processo votação, permitindo que procuradores e promotores de Justiça participem de eleições internas utilizando dispositivos informáticos, como smartphones, tablets e notebooks.

No total, 45 membros do MPAC participaram dos testes, votando em candidatos fictícios, que poderiam receber até três votos cada um, assim como ocorre nas eleições para procurador-geral de Justiça e para escolha de integrantes do Conselho Superior. O resultado foi divulgado logo após o fim da votação, às 15h.

Durante os testes foram verificados pontos importantes, como a segurança, o sigilo e a praticidade do software. Segundo o procurador-geral de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, os resultados dos testes são considerados bem-sucedidos e uma proposta de Resolução será encaminhada ao Colégio de Procuradores para avaliação. Se aprovada, será a primeira vez que o MPAC realizará uma eleição de forma eletrônica.

“Iremos realizar uma reunião com todos os membros para fazer uma exposição das vantagens do voto eletrônico, todas as camadas de segurança e higidez do sistema, além de demonstrar a garantia do sigilo do voto. Agradeço à Comissão, presidida pela procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, e formada também pelos promotores de Justiça Romeu Filho e Marco Aurélio Ribeiro, pela condução desse processo, bem como ao diretor de TI, Roberto Romanholo, e sua equipe técnica que trabalharam na customização do sistema no MPAC”, ressaltou.

Veja aqui o gráfico de votação, o relatório final e o relatório de opções combinadas