A aquisição está vinculada ao processo nº 0090506-46.2019.5.14.0000 e representa um importante investimento na estruturação do serviço público de emergência do estado do ACRE.
PORTO VELHO (RO) – No dia 29 de maio de 2025, o Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na 14ª Região, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, recebeu a visita institucional do Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Coronel Eden Santos, e do Ajudante-Geral, Major Santiago.
Procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na 14ª Região, Carlos Alberto Lopes de Oliveira, o Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), Coronel Eden Santos, e o Ajudante-Geral, Major Santiago.
O encontro teve como pauta principal a apresentação dos avanços no processo de aquisição da aeronave Cessna Grand Caravan EX, viabilizada por meio da destinação de recursos oriundos de ações do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com o Governo do Estado do Acre e o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).
Durante a reunião, foi destacada a relevância da aeronave para o fortalecimento da logística aérea em ações de resgate, transporte de pacientes, combate a incêndios e apoio a comunidades isoladas. O diretor regional adjunto Aloisio Spadeto esteve presente e contribuiu com informações fundamentais sobre o andamento do processo de aquisição, esclarecendo etapas técnicas e operacionais já concluídas e as que ainda estão em curso.
A aquisição está vinculada ao processo nº 0090506-46.2019.5.14.0000 e representa um importante investimento na estruturação do serviço público de emergência do estado do ACRE.
Segundo informações do Comandante-Geral do CBMAC, Coronel Charles Santos, que esteve recentemente na fábrica da Textron Aviation, nos Estados Unidos, a aeronave encontra-se em estágio avançado de acabamento e tem previsão de entrega entre os meses de agosto e setembro deste ano.
Após a chegada ao Brasil, a aeronave passará por adaptações para atender às normas nacionais, com destaque para a instalação de duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs): uma adulta e uma neonatal. A medida permitirá a ampliação do apoio logístico em todo o território acreano, inclusive em ações conjuntas com o MPT, sempre que necessário.
Durante a visita, o Procurador-Chefe ressaltou a importância da destinação dos recursos oriundos da atuação do MPT, reforçando que iniciativas como essa fortalecem a rede de proteção à sociedade. Ele também elogiou o compromisso do CBMAC com a transparência e a eficiência na execução do projeto, que representa um marco na capacidade operacional da corporação.