Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de maio de 2025 09:00

Mutirão de Saúde e Ação Social chegam ao Pé da Serra e à Terra Indígena Nukini com atendimentos, festa e valorização das mães ribeirinhas

be81c5_d9cc67ba58984561b0ed1af1cc0e16c6~mv2

Dando continuidade às ações integradas de saúde e assistência social, a Prefeitura de Mâncio Lima, em parceria com o Governo do Estado do Acre, realizou mais uma etapa do mutirão de atendimentos nas comunidades do Rio Moa. Após passar por São Salvador e Bom Sossego, desta vez os serviços chegaram ao Pé da Serra e à Terra Indígena Nukini.

No Pé da Serra, a população teve acesso a atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, além da distribuição de medicamentos e a atualização da caderneta de vacinação. Foram realizados 38 atendimentos médicos, 25 odontológicos e 16 de enfermagem, além de outros procedimentos voltados à promoção da saúde.

Durante a ação, o prefeito Zé Luiz esteve presente durante todo o dia, dialogando com os moradores e acompanhando de perto as demandas da comunidade. Segundo ele, a visita também teve um caráter especial por celebrar o Dia das Mães.

“É sempre um prazer voltar às comunidades ribeirinhas trazendo benefícios. E, de maneira especial, celebrando o Dia das Mães. São mulheres que estão na lida do dia a dia, cuidando dos afazeres familiares e que merecem um momento como este, de confraternização, de serem sorteadas com prêmios valiosos e poderem comemorar juntas esta data tão especial. Fizemos uma festa maravilhosa no Pé da Serra e, nesta sexta-feira, é a vez da comunidade República receber nossas equipes com os mesmos serviços oferecidos. O reconhecimento é visível, pois vieram não somente os indígenas, mas também as comunidades ao redor. Isso é gratificante e nos motiva a estar cada vez mais presentes, levando serviços até eles. Vamos seguir trabalhando para honrar nosso lema: trabalhar sempre com humildade para fazer mais”, destacou o prefeito Zé Luiz.

Entre os prêmios sorteados para as mães, destaque para o freezer adaptado com placa solar, levado para casa pela dona de casa Cleide Lemos, uma das contempladas. Ela agradeceu à gestão e expressou sua alegria com o presente recebido.

 

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Mulheres (SEASDH) esteve presente com o Vestiário Social, que distribuiu kits com seis peças de roupas para cada mulher atendida. Ao todo, foram entregues mais de 2 mil peças. Além disso, 120 cestas básicas foram distribuídas às famílias da região da Serra do Moa.

Wilsilene Gadelha, representante do Gabinete da Vice-Governadora Mailza Assis, também participou da ação e destacou a importância da presença do poder público nas comunidades mais distantes. “É muito gratificante participar dessa ação que une o Governo Municipal e o Governo Estadual para levar serviços de saúde e assistência social às comunidades do Meia Dúzia ao Pé da Serra, tão vulneráveis geograficamente pela distância em relação ao centro urbano. Para nós, do Gabinete da Vice-Governadora, é uma alegria levar presentes e momentos especiais para essas mulheres guerreiras.”

A comemoração do Dia das Mães foi marcada por uma grande festa promovida pela Prefeitura nas duas comunidades, com parabéns coletivo, partilha de bolo e sorteio de mais de 200 prêmios, como fogões, botijas de gás, colchões, freezer, ventiladores, entre outros.

A indígena Vânia Maria da Silva, de 62 anos, expressou a felicidade em participar da celebração. “O Dia das Mães é uma data muito importante e ficamos felizes em ver que a Prefeitura não se esqueceu de nós. Nem todas as famílias têm condições de fazer uma festa ou presentear as mães. Esse dia foi só de alegria e gratidão”, declarou.

O evento contou ainda com um animado torneio de futebol masculino e feminino, organizado pela Prefeitura em parceria com as lideranças comunitárias. A torcida se aglomerou sob as árvores ao redor do campo para acompanhar os jogos, reforçando o clima de confraternização.

Para Txane Pistyani Nukini, vice-cacique geral da Terra Indígena Nukini, a ação teve grande significado para a comunidade. “Para nós ribeirinhos, essas ações e a comemoração do Dia das Mães são motivos de muita alegria, satisfação e agradecimento. É uma iniciativa importante que promove alegria, união e a valorização dessas mulheres guerreiras que vivem na floresta, dentro de nossos territórios. Vieram pessoas de outras comunidades vizinhas, o que mostra o quanto essa ação é significativa.”

A agenda de ações contou com a presença do prefeito Zé Luiz, do vice-prefeito Andinho, da primeira-dama Joice Costa, da vereadora Jaluza do Val e das técnicas da SEASDH, que reforçaram o compromisso da gestão em levar políticas públicas às regiões mais afastadas de Mâncio Lima.

Galeria de Imagens: