Secretário-geral da ONU participa da Cúpula dos Líderes nesta quinta-feira (6), evento que antecede COP30
O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressaltou a importância em implementar as ações na prática para conter o aquecimento global, já que a ciência indica que o limite de 1,5 °C será ultrapassado.
“Não é mais tempo de negociação, agora é época de implementação. E que aconteça mais rápido e de forma que reflita a vulnerabilidade do clima, que sirva aos países em desenvolvimento para que sejam equipados com justiça climática”, disse ele em discurso nesta quinta-feira (6).
“Ciência nos diz que a ultrapassagem acima dos 1,5 °C começou e é inevitável que ocorra na década de 2030”, falou Guterres. “Os países devem concordar em ter uma resposta ampla para manter o plano de NDCs que limitem o aquecimento em 1,5 °C. As responsabilidades diferenciadas devem ser aplicadas, mas não podem ser desculpa para os países não assumirem sua parte.”
Ele ainda acrescentou: “O desafio é imenso, mas as escolhas são claras… Não podemos negociar com a física, mas podemos escolher viver ou sermos levados a ruína.”
O secretário-geral da ONU discursou durante a abertura da Cúpula de Líderes, evento pré-COP que tem início nesta quinta-feira (6), em Belém, no Pará. O encontro, que se estende até sexta-feira (7), reúne chefes de Estado e líderes globais e marca o início político das discussões climáticas.
A cúpula de Líderes deve definir o tom das negociações que ocorrerão na COP30 durante as próximas duas semanas.