A 23ª edição da Operação Acre, do Navio Hospital Dr. Montenegro (Nash Dr. Montenegro), teve início no porto da Marinha do Brasil em Manaus de onde partiu o navio-hospital, no dia 19 de janeiro, para atender a população do vale do Juruá até a segunda quinzena do mês de abril momento que o mesmo retorna para Manaus. O Nash Dr. Montenegro ancorou nesta quinta-feira (09) no porto de Cruzeiro do Sul. Em 2022 o navio retornou no dia 15 de abril.
O Nash. Dr. Montenegro tem na sua tripulação 27 profissionais de saúde com seis médicos, cinco dentistas – um odontopediatra, um buco-maxilo e outros três cirurgiões dentistas – quatro clínicos gerais, especialidades médicas de pediatria e ginecologia, além de enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e de radiologia
Os profissionais de saúde do Nash. Dr. Montenegro atenderão à população ribeirinha dos municípios, inclusive Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, logo que haja possibilidade de navegação e prestarão serviços médicos-odontológicos, exames laboratoriais e radiológicos, além de vacinação para garantir o aumento do índice na região, principalmente de crianças.
O comandante do Nash. Dr. Montenegro, Capitão-de-Corveta Tiago D’Oliveira, informou que no trajeto entre Cruzeiro do Sul e Manaus foram atendidas 564 pessoas das cidades ribeirinhas e que no vale do Juruá a expectativa do Comando e da equipe de profissionais de saúde é atender de 15 a 20 mil.
Para o atendimento da população o comandante destaca que os profissionais terão o apoio do governo do Estado do Acre e dos secretários municipais de Saúde que estão organizando onde serão os locais em que serão prestados os atendimentos que terão início nesta sexta-feira (10).
O Secretário de Estado de Saúde, Dr. Pedro Pascoal, acompanhado da gestora regional da Sesacre, Diani Carvalho e de secretários municipais de Saúde da região se reuniram com o comandante do NASH Dr. Montenegro para organizar o atendimento que será prestado à população e tem o total apoio do governo do Acre.
Veja a entrevista do comandante do Nash Dr. Montenegro: