NO JURUÁ
Evidenciando diversificados talentos culturais dos servidores, e em comemoração ao mês do servidor, o governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e da Secretaria de Estado de Administração (Sead), proporcionou nesta sexta-feira, 17, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, a segunda edição do Sarau do Servidor, um evento que une cultura, música e expressão artística em um só espaço, reunindo servidores de diferentes áreas do serviço público em um ambiente de troca, criatividade e reconhecimento.

Entre as atrações estavam apresentações de música, dança, contação de histórias e performances, poesia e outras expressões artísticas que destacam o talento e a sensibilidade dos servidores. A iniciativa buscou promover a valorização humana no serviço público, fortalecendo vínculos e estimulando a convivência harmoniosa entre diferentes áreas da administração estadual.

Para o coordenador da Fundação Elias Mansour (FEM) no Juruá, o Sarau do Servidor é um momento de prazer e descontração, que permite aos servidores vivenciarem a arte e o lazer fora do ambiente profissional.
“A tradição, estabelecida pelo governador Gladson Camelí, prevê, anualmente, no mês de outubro, em celebração ao Dia do Servidor, a realização de eventos como este, com o objetivo de valorizar e incentivar os funcionários públicos estaduais em seu dia a dia de trabalho. Contamos com a participação dos artistas do Vale do Juruá, em especial, servidores estaduais que se apresentam no palco e também prestigiam o evento como espectadores.”
O gestor também expressou agradecimento ao presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kinpara, pelo apoio e pela confiança na realização do evento em Cruzeiro do Sul.
“Quero agradecer o apoio do nosso presidente, Minoru Kinpara, que, por questões de agenda, não pôde estar presente devido à realização do Festival da Canção, em Rio Branco. Estamos plenamente preparados para oferecer o melhor aos nossos servidores do Vale do Juruá, proporcionando, ao longo desta semana, momentos de lazer e descontração que quebram a rotina de trabalho”, frisou Adgildo Oliveira.

Entre as participantes, a coordenadora-geral da Biblioteca Pública Padre Trindade, Milena Pinheiro, destacou a iniciativa como uma oportunidade de reconhecer o lado artístico e criativo dos servidores.
“Momento significativo, pois proporciona um momento de união e reconhecimento aos servidores públicos. É uma oportunidade para confraternizar e compartilhar as atividades desenvolvidas em cada secretaria, enriquecendo o intercâmbio entre elas através de atividades culturais e momentos de lazer”, disse.

Dentre as variadas apresentações artísticas, e participantes desta segunda edição, foram realizadas apresentações musicais de servidores das áreas da educação, cultura, segurança, além de momentos de declamação poética e dança.

De acordo com o assessor técnico da Fundação Elias Mansour, Clerton Souza, que integra a programação com uma apresentação musical, o Sarau representa um momento de entretenimento e também cuidado com a saúde mental.
“Este espaço promove descontração e contribui para o equilíbrio emocional dos servidores. É um momento de reencontro entre amigos e colegas de trabalho, uma oportunidade de confraternização, de levar alegria e de descobrir os talentos que cada servidor carrega consigo e hoje irei apresentar o número intitulado Dita Rada Amazônica, que é um projeto que venho desenvolvendo há alguns anos, resultado de pesquisas sobre a influência da música paraense na região do Juruá”, falou.

Criado para celebrar o talento e a sensibilidade dos servidores, o Sarau do Servidor é mais do que um evento cultural, é um momento de encontro, partilha e reconhecimento. A proposta é revelar o lado artístico de quem, no dia a dia, atua em prol da sociedade, mostrando que o serviço público também é feito de arte, emoção e histórias inspiradoras.

Segundo o professor de música Fernando Cavalcante, a ação tem grande significado. “É um momento significativo que proporciona aos servidores uma pausa na rotina laboral, fomentando a interação e a descoberta de talentos nas diversas secretarias. A iniciativa visa a confraternização dos servidores, permitindo que demonstrem seus talentos em áreas como música, poesia, contação de histórias, entre outras atividades que foram apresentadas hoje.”










