Cruzeiro do Sul, Acre, 30 de abril de 2025 11:47

No paisagismo há mais de 40 anos Negão das Plantas trabalha com jardinagem, cultivo, venda de mudas, flores e frutíferas

negaoa

Há 40 anos Elói dos Santos Souza, o Negão das Plantas, trabalha com cultivo de plantas, paisagismo, jardinagem, além da produção de mudas, sendo 20 deles na calha do Juruá – Cruzeiro do Sul e municípios vizinhos. Agora, ele mora no município de Guajará (AM) onde está a sede da Organização Não Governamental (ONG) Centro de Pesquisa Reprodução e Difusão de Espécies Vegetais (Cepredev).

A Cepredev tem sua sede estabelecida no município de Guajará, no bairro Centro Cultural, esquina da Rua Turíbio de Oliveira com a Manoel  Bomfim, nas proximidades do Supermercado AS, logo na entrada do município, local onde está implantada a Estação Experimental Albertina de Paula, que tem o nome da mãe do ex-prefeito Hélio de Paula.

Negão das Plantas trabalha a produção de mudas de plantas ornamentais, exóticas, herbáceas, arbustos, medicinal, fruteiras, madeiras de lei para atender um grande número de necessidades, além de variedade de ornamental, fruteira, laranja, limão, tangerina e limão enxertados, graviola, pinha, condensa, camu-camu, jaboticaba, acerola, uvaia, entre outras.

No paisagismo Negão das Plantas utiliza as plantas mini ixorias, careana brevicus, fícus benjamina, amaranta, pilea cadieri, dracena marginata, tricolor e pau dágua, amaranta e muitas variedades para embelezar os jardins e fachadas de casas e prédios.

No trabalho de assepsia, refilamento, serviço de paisagismo e jardinagem Negão das Plantas utiliza adubo orgânico e químico, mas prefere o último porque, apesar de ser mais perigoso, proporciona uma resposta mais rápida para o cliente quando trabalhado na composição 4x14x08 e 10x10x10, de potássio, nitrogênio e fósforo.

“Tenho uma gama de clientes particulares, mas observo que apesar dessa região ser muito rica na extração de material genético e ter um grande potencial, na questão do paisagismo moderno a nível de parceria público- privada a coisa ainda está ainda muito devagar. Ultimamente não tenho trabalhado com esses órgãos públicos como prefeituras”, comenta.

Negão das Plantas cuida da jardinagem da loja Pé de Ouro

No paisagismo da frente da Loja Pé de Ouro Negão das Plantas utiliza a palmeira Cica Revoluta e nela fez uma limpeza com retirada das folhas excedentes e na jardinagem utiliza as espécies sorococa, muito utilizada devido as bonitas flores, também chamada de árvore do paraíso, além de cumbesa e mini ixoria, que é uma rubiácea da família do café e da chacrona.

“Se alguém precisar de um paisagismo ou jardinagem é só procurar o Negão das Plantas. Temos mais de 10 mil mudas de mini ixorias prontas para serem usadas e atendemos os clientes na sua residência ou comércio. Estamos nesse tempo todo trabalhando na região porque, avalio que os clientes estão bem satisfeitos ou, então, porque sou feio demais”, diz sorrindo

O paisagista avalia que atualmente na engenharia e arquitetura moderna os arquitetos estão sempre garantindo espaços para o paisagismo seja na composição de canteiros tropicais, plantas moldadas em espécie de copiária, jardins medievais, inglês, ângaro, contemporâneo, suburbano, bansay, tudo para embelezar as residências e prédios públicos e comerciais.

“Na questão do paisagismo público poderia haver uma parceria maior para a implantação de arborização, canteiros técnicos com paisagismo bem moldado, porque apesar de quando a planta é colocada de forma aleatória também ser paisagismo, mas ela não aparece na visão da modernidade com flores, plantas médias e ver nome e uma infinidade de outras”, disse.

Remanescente de Angola Negão das Plantas foi introduzido no Brasil pela Bahia, onde morou muito tempo e chegou em Cruzeiro do Sul no ano de 2002. Ele começou trabalhar diretamente com paisagismo e pesquisa das plantas. “Apesar de ser uma atividade cansativa e desgastante gosto muito porque aqui é uma região de material genético de muita qualidade”, avalia.

A diretoria da Cepredev é composta de oito pessoas, funciona na chamada diretoria americanizada que não tem envolvimento dentro dos trabalhos, até mesmo pela questão de tempo dos seus membros. “Vemos um pouco de paisagismo público, mas ele pode crescer muito mais para embelezar cada vez mais a nossa já bela cidade de Cruzeiro do Sul”, finaliza.

Fone para Contato: (68) 99991-7714