O Centro de Pesquisa, Reprodução e Difusão de Espécies Vegetais (Cepredev), Organização Não Governamental (ONG) estabelecida há várias décadas no vale do Juruá que tem seu centro de reprodução de vegetais no município de Guajará (AM) trabalha com paisagismo, além da reprodução de vários tipos de árvores frutíferas e plantas medicinais e ornamentais.
O centro de reprodução de espécies vegetais da Cepredev em Guajará dispõe de mais de 10 mil mudas de diversos tipos de árvores e plantais ornamentais, com destaque para palmeiras e as belas ixoras que sempre estão a embelezar todos os tipos de jardins e ornamentações paisagistas de residências, prédios e jardins públicos ou privados.
Fundador da ONG Cepredev o paisagista e produtor Elói dos Santos Souza, popular Negão das Plantas, trabalha no ramo do paisagismo e da reprodução de espécies há mais de 40 anos, sendo um dos mais experientes profissionais do ramo, destaca as mini ixoras com uma de suas preferidas na implantação de jardins e projetos de jardinagem.
“Temos mais de 10 mil mudas de mini ixoras prontas para serem usadas. Atendemos para implantação de projetos de paisagismo nas residências ou empresas e oferecemos nossa experiência de mais de quatro décadas no ramo da reprodução de vegetais e do paisagismo sempre com resultados muito positivos para os clientes”, disse Negão da Plantas.
As ixoras rotunda flor amarela e shelsea flor vermelha são as mais charmosas para a implantação de jardins e projetos de paisagismo, avalia Negão das Plantas que tem as mesmas em seu estoque na sua estação experimental no município de Guajará. As rubiacias compreendem uma média de 612 gêneros com mais de 12 mil espécies diferentes.
“Nas rubiacias estão contidas o genipapo, café, noni (morinda citifolia), chacrona, as ixoras rotunda e shelsea, as mini ixoras, a erva de rato e mais algumas espécies”, explica o paisagista que tem disponível mudas de plantas ornamentais, exóticas, herbáceas, arbustos, medicinais, fruteiras e madeira de lei.
Ainda falando da Cepredev Negão das Plantas ressalta que é uma ONG como outra qualquer, mas seu diferencial está na metodologia de dar margem de conhecimento e ciência para as antigas e a nova geração pesquisar e produzir multiculturas ornamentais, exóticas, arbustos, herbáceas, nativas, fruteiras e medicinais.
“Sou muito feliz de estar vivendo nesta parte da região amazônica e no meio dessa gente boa, mas, avalio que muitas espécies por dolo ou imperícia estão em via de desaparecer do eco sistema. Nossa metodologia entende que sem pesquisa não há ciência e sem ciência não há estudo verdadeiro e sem ensino não há práticas confiáveis”, avalia.
A Cepredev tem sua sede estabelecida no município de Guajará, no bairro Centro Cultural, esquina da Rua Turíbio de Oliveira com a Manoel Bomfim, nas proximidades do Supermercado AS, logo na entrada do município, local onde está implantada a Estação Experimental Albertina de Paula, que tem o nome da mãe do ex-prefeito Hélio de Paula.
Fone para Contato: (68) 99991-7714 – whatsApp