Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) manifesta profundo pesar pelo falecimento do servidor aposentado Antônio Luiz Batista de Macêdo, conhecido como Txai Macêdo, 73 anos. O indigenista faleceu hoje (15), no município de Cruzeiro do Sul, no Acre.
Txai Macêdo atuou na autarquia indigenista por mais de 40 anos, e destacou-se pela forte atuação, junto com outros indigenistas, para a demarcação de várias terras indígenas do Acre, além de ser um servidor humano, generoso e comprometido com o serviço público em defesa dos povos indígenas.
O indigenista foi um dos fundadores da Comissão Pró-Indígenas do Acre (CPI-Acre) no final dos anos 1970 e, junto a outros companheiros e companheiras como Chico Mendes, dedicou sua vida à luta pelos direitos dos povos indígenas, dos seringueiros e das comunidades tradicionais do Acre, como a criação da Reserva Extrativista Alto Juruá, uma unidade de conservação federal.
A Funai se solidariza com os familiares, amigos e colegas da Coordenação Regional do Juruá, e reconhece a sua importante contribuição para a proteção dos direitos dos povos indígenas no Brasil. Seu legado de solidariedade, dedicação e amor pela causa indígena seguirá como referência para a política indigenista e na memória de todos que tiveram o privilégio de caminhar ao seu lado.
Coordenação de Comunicação Social/Funai.
