Com a velocidade constante dos avanços tecnológicos, os negócios digitais têm crescido exponencialmente nos últimos anos. Um estudo feito pela Harvard Business Review (HBR), em 2019, revelou que o Brasil é o 35º país mais favorável para fazer negócios nesse setor, representando uma grande oportunidade para que novas empresas se consolidem no mercado. Outro dado importante foi levantado pela Híbrido, que apontou um crescimento de 53% nas vendas do segmento de beleza e higiene (incluindo e-commerce) no primeiro semestre de 2022.
A tecnologia faz parte do nosso dia a dia e, desse modo, possibilita o surgimento de profissões e atividades que se definem como prioridade entre aqueles que buscam aprender e se integrar no contexto tecnológico. O mercado digital abrange produtos, serviços e uma nova era de consumidores — o que inclui também as novas possibilidades de investimento.
Formas de investir no digital
O mercado digital oferece inúmeras formas de investimento acessíveis a todos. Algumas delas são mais complexas e requerem equipes e times trabalhando na solução, ao passo que outras não necessitam de muitos esforços. Veja a seguir algumas opções de investimento online que cresceram nos últimos anos.
Criptomoedas
Uma pesquisa feita pela CNBC Millionaire Survey destacou que quase metade dos milionários da Geração Y (Millennials) têm pelo menos 25% de sua riqueza em criptomoedas.
As criptomoedas são as famosas moedas digitais, sem nota em espécie e que, portanto, só podem ser transacionadas no modo online. Além disso, não pertencem a nenhum país exclusivo e representam uma grande fonte de investimentos. Existe, atualmente, mais de uma centena de criptos, porém as principais são Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Ripple e Tether.
imagem: Canva
Há algumas formas de adquirir criptomoedas. Diversas plataformas possibilitam, por meio de corretoras de investimentos, a negociação desses ativos financeiros. Entre outras coisas, esses sites oferecem a oportunidade de negociar como os profissionais e acessar registros ao vivo para ficar por dentro dos insights do mercado. Basta se inscrever, depositar o valor que deseja investir e comprar as criptomoedas da sua escolha.
Existe, ainda, a opção de adquirir criptos através da compra de cotas de fundo, além da mineração online — algo que requer um conhecimento mais avançado.
E-commerce
As restrições dos últimos anos mudaram de modo significativo o nosso comportamento em relação às compras. Um estudo da Webshoppers mostrou que 13 milhões de brasileiros fizeram as suas primeiras compras online em 2020. Desse modo, coube aos empreendedores surfar nessa nova onda e investir em lojas virtuais.
Na internet é possível construir lojas que vendem diversos tipos de artigos. Atualmente, a maior parte das empresas oferecem dois formatos de compra: físico e virtual. O importante é manter o mesmo padrão de estrutura, ou seja, possuir carrinho de compra, vitrine, produtos em promoção, formas de pagamento facilitadas e um bom sistema de entrega.
Marketing de afiliados
O setor do marketing digital produz cursos e produtos digitais que são vendidos para o público online. São os chamados produtores, e existem também os afiliados, os quais vendem produtos de terceiros através de links personalizados e, desse modo, ganham uma porcentagem.
O valor da comissão varia, embora costume girar em torno de 30% do valor do produto. Essa estratégia faz com que os dois lados saiam ganhando: o afiliado faz uma renda extra e o produtor alcança mais compradores para os seus produtos. Entre as principais plataformas para fazer o marketing de afiliados estão a Hotmart e a Eduzz.
O mundo virtual é um caminho de grandes oportunidades. Assim, seja montando a sua própria loja online, fazendo investimentos ou divulgando produtos e serviços de terceiros, há sempre uma forma de ganhar dinheiro com a internet — e sem sair de casa.