De vez em quando é bom que os órgãos públicos possam ser avaliados pela população para que se possa saber como está o desempenho dos profissionais. Nada melhor para avaliar a situação do atendimento prestado do que a opinião de uma pessoa que necessitou de algum serviço do órgão público. Em alguns deles o atendimento ainda precisa ser melhorado.
Nesta sexta-feira (07) o jornalista Elson Costa, do site Vozdonorte, que há 25 anos comunica na região, sendo o primeiro site do Juruá na internet, preencheu a ficha de avaliação de atendimento da Organização em Centros de Atendimentos (OCA) de Cruzeiro do Sul depois da necessidade de tirar a 2ª via de sua Carteira de Identidade e do atendimento.

O resultado da avaliação foi impressionante: Muito satisfeito em todos os quesitos do questionário. O jornalista parabeniza a equipe do Chefe de Divisão da Oca de Cruzeiro do Sul, Natalino Paulo, pelo atendimento que presta à população cruzeirense, desde os recepcionistas até os atendentes dos guichês dos diversos serviços oferecidos.
Na entrada da unidade uma equipe muito comunicativa atende o cliente com um largo sorriso, momento da solicitação da carteira de vacinação, uma exigência do decreto da Covid-19, além da medição da temperatura e da oferta de álcool para higienização das mãos, cuidados orientados pelas autoridades sanitárias.
E fica o primeiro aviso à população: em atendimento as exigências sanitárias da Covid e para cumprimento do decreto governamental é necessária a apresentação da Carteira de Vacinação para acesso as instalações do prédio. Uma constatação da importância desses cuidados é que nenhum dos colaboradores da unidade se infectou com a doença da Covid-19.
Depois de adentrar na Central que tem um recinto muito bem cuidado e um atendimento cordial o cidadão é encaminhado a montagem e emissão de senha e a triagem de documentos. Em seguida, depois de apresentar os documentos necessários para o atendimento a pessoa é encaminhada à área de espera, muito bem higienizada e sinalizada com separação de lugares e pelo painel de agendamento é feita a chamada de cada usuário.
No caso da retirada da Carteira de Identidade ou da sua 2ª via a atendente, no caso do jornalista, a funcionária Daniela, solicitou os documentos necessários e com muita interação perguntou sobre as informações pessoais a serem inseridas no documento, a coleta das digitais, fotografia, verificação dos dados para em seguida concluir o trabalho. Ela recebeu um elogio pelo bom atendimento.
A OCA de Cruzeiro do Sul comemorou no mês de dezembro seu primeiro ano com a impressionante marca de mais de 38 mil atendimentos realizados na prestação de serviços de 14 parceiros: dois agentes Bancários (Caixa Econômica e Banco do Brasil), Procon, Detran, CAC da Prefeitura, Detran, Semtrans, Sefaz, Depasa, SINE, Instituto de Identificação e Sebrae.
O atendimento na OCA é realizado de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 13:30 por 41 funcionários dos 14 órgãos e bancos parceiros que oferecem mais de 230 possibilidades de atendimento de serviços à população. Na primeira semana do ano de 2022 foram realizados na OCA de Cruzeiro do Sul 1.085 atendimentos, apesar das restrições da pandemia da Covid-19.
Além dos serviços acima citados são prestados ainda serviços pela internet de impressão de certidões de forma gratuita. Na Lan House as pessoas pagam além da pesquisa também a impressão do documento, inclusive o Cartão do SUS é impresso na OCA. “Procuramos atender da melhor maneira possível”, ressalta Natalino.

Duas grandes inovações implementadas pela OCA de Cruzeiro do Sul para beneficiar a população foram os serviços de expedição da Carteira de Identidade, pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre e do serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Mesmo durante a pandemia a OCA não suspendeu o atendimento. De caótico o serviço de expedição da carteira de identificação passou para muito moderno, mas os cruzeirenses ainda sonham da mesma ser impressa no município, mais um desafio a ser vencido.

“Mesmo no auge da pandemia a OCA nunca fechou e com todos os cuidados o atendimento foi realizado. Paramos a expedição da Carteira de Identidade, mas todas as entregas de documentos foram feitas. Não era atendimento presencial, mas foi feito com todos os cuidados e deu muito certo. Graças a Deus nenhum funcionário foi infectado”, disse o chefe de Divisão da OCA.
Natalino destaca que A OCA é uma novidade muito boa não só para Cruzeiro do Sul, mas para os demais municípios da região e atende inclusive pessoas dos municípios do Amazonas. “O governador Gladson Cameli foi muito feliz com a implantação da OCA que tem garantido muitos benefícios para a população da nossa região”, avalia Natalino Paulo.
A exigência do comprovante vacinal tem sido pontualmente um problema, pois algumas pessoas que não se vacinaram encaram o pedido da carteira de vacina como um problema, mas é uma norma estadual de proteção sendo uma exigência nas três centrais de Rio Branco, Xapuri e Cruzeiro do Sul que não tiveram nenhum servidor infectado, num caso de sucesso.
“Ultimamente tem acontecido algum problema com pessoas que não se conscientizaram e se vacinaram, mas só pode entrar na OCA para atendimento com a apresentação da Carteira de Vacina atualizada com a Vacina Contra a Covid para que seja cumprido o decreto estadual dessa exigência. Estamos cumprindo”, informa o gestor da OCA.
Ao finalizar Natalino informa a população que a expedição da Carteira de Identidade está sendo feita de forma agendada por conta das restrições da pandemia, mas o serviço é realizado normalmente todos os dias e tem uma grande procura da população que recebe o documento em Cruzeiro do Sul num prazo de 15 a 30 dias.
“Estamos à disposição da nossa população, a implantação da OCA de Cruzeiro do Sul é uma decisão de muito sucesso do governador Gladson Cameli, estamos muito satisfeitos e a disposição para prestar esse bom atendimento a nossa população que você percebeu e avalia como excelente”, finaliza o Chefe de Divisão da Oca de Cruzeiro do Sul.