Depois que foi firmada uma parceria entre a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Cruzeiro do Sul e o Detran, a segunda maior cidade do Acre ganhou um novo visual e está mais organizada para a trafegabilidade. Atualmente, mais de 80% da parte central e grande parte dos outros setores urbanos estão dotados de sinalização vertical e horizontal.
No Centro da Cidade, foram instaladas placas de orientação para motoristas e pedestres, definidos os locais de estacionamento, identificados os pontos de ônibus, de táxis e mototáxis e as faixas de pedestres estão todas pintadas. De acordo com a secretaria toda sinalização obedece as novas técnicas de acessibilidade.
“Demos uma avanço muito grande. Nesse período de 11 meses da gestão do prefeito Zequinha Lima, já fizemos um trabalho jamais visto na cidade, principalmente no centro da cidade. Hoje temos praticamente tudo sinalizado inclusive com respeito às vagas de idosos e deficientes. Podemos dizer que hoje o motorista recebe uma multa se ele quiser”, afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Fábio Filho.
A Prefeitura e o Detran também já colocaram placas e pintaram as faixas nas principais ruas e avenidas e, segundo orientações de especialistas, construíram novas lombadas em pontos de alto índice de acidentes.
“Devido a sinalização que foi feita em pontos que tinham muitos acidentes, atendendo também algumas indicações dos vereadores, hoje está bastante reduzido. Inclusive, ali em frente à maternidade todo dia tinha acidente e ja não se registra mais acidentes naquele local, depois que colocamos uma lombada”, garantiu o secretário. A Ação também já foi realizada nas vilas do município que tiveram suas ruas sinalizadas.
“Ainda temos muito a fazer, mas com o que já realizamos, podemos dizer que a gestão do Zequinha e do Henrique está de parabéns, pois a população está agradecendo pelo nosso trabalho. Também reconhecemos que se não fosse o apoio dos nossos parceiros como o Governo do Estado, por meio do Detran, da Polícia Militar e outros órgãos, não teríamos feito tudo isso. Cruzeiro está diferente com as ruas todas sinalizadas e organizadas”, enfatizou Fábio.