A prisão aconteceu quando o homem, que tinha Mandado de Prisão em aberto, se preparava para deixar o país pela trilha usada pelo tráfico na floresta
Em cumprimento a Operação Guardiões da Fronteira, sob ação coordenada das Polícias Militar, Civil e Federal, a Companhia de Policiamento Especializado (CPE) do 6° Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), através do Grupamento de Operações Especiais (GOE), apreenderam, na tarde desta segunda-feira (24), por volta das 17:00 horas, R$ 27.000,00 e 170,0 soles em espécie.
A apreensão aconteceu quando a equipe das forças de segurança se encontrava em patrulhamento nas rotas terrestres utilizadas pelo narcotráfico internacional em direção ao Peru e por brasileiros e peruanos para transportar drogas e armas ilícitas, localizadas no município de Rodrigues Alves com acesso ao Município de Porto Walter.
Os policiais e agentes avistaram um indivíduo, J. M. R. V 47 anos, que ao visualizar a guarnição tentou empreender fuga, porém foi interceptado pelos policiais militares. Ao abordar o indivíduo ele informou que tentou fugir pois respondia processo e estava morando no Peru. A guarnição entrou em contato com o Serviço de Inteligência e após uma busca no banco de dados, verificou que existe em seu desfavor um mandado de prisão da Segunda Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul.
Diante do ocorrido foi dada voz de prisão ao conduzido e esclarecido o seu direito de permanecer em silêncio, porém ele relatou que veio ao Brasil pela trilha na floresta para vender um carregamento de droga que trouxe do Peru e estava com a quantia de quase R$ 27.000,00. Supostamente o valor era advindo da venda do Entorpecentes e que o indivíduo ja iria se evadir do Brasil para o Peru com essa quantia.