Cruzeiro do Sul, Acre, 30 de abril de 2025 12:13

OURO DA CASA – Nonato Costa é o primeiro entrevistado do Vozes do Brasil que vai entrevistar os maiores radialistas

nonatovozesdobrasilmelhor1900 900

O radialista cruzeirense Nonato Costa, que tem mais de 40 anos de Rádio, foi o primeiro entrevistado do Programa Vozes do Brasil, apresentado por Valter Bonasio, da plataforma de podcasts VOCÊ BRASIL® que trata de conteúdos que ensinam, entretém e inspiram ouvintes e vai entrevistar os 100 maiores radialistas do Brasil.

Walter Bonasio avalia que assim como em outras formas de mídia, o podcast está em constante transformação e evolução e por isso deixa a criatividade ser levada por caminhos inovadores e encantadores e pelo menos 20% dos 320 milhões de usuários são ouvintes ativos de podcast cerca de quase 70 milhões de pessoas.

“Num mercado muito atraente para a publicidade quanto a TV e o rádio o podcast está se expandindo rapidamente como um fenômeno cultural popular, conectando os ouvintes ao conteúdo de áudio criado por profissionais, estações de rádio e amadores”, destaca o especialista em produção televisiva e comunicação de massa.

O Radialista Nonato Costa, 63 anos, apresenta o Brasil Brega Show gravado em Cruzeiro do Sul no Acre e o Você Brasil vai fazer toda semana uma nova entrevista com radialistas de algum lugar do Brasil para mostrar histórias atuais do Rádio enquanto elas estão acontecendo num primeiro registro dos comunicadores que fazem o Rádio brasileiro.

Aproveitando a passagem do Dia do Radialista entrevistamos Nonato Costa:

Vozdonorte: Como foi na sua carreira fazer a abertura desse grande projeto que vai entrevistar os maiores comunicadores do Brasil?

Nonato Costa – Quando o Valter Bonasio me ligou disse que o podcast visa homenagear os maiores comunicadores do país. Longe de mim dizer que sou um dos maiores, mas quem disse foi a pesquisa do projeto Vozes do Brasil de que temos um determinado destaque, principalmente depois de apresentar o Brasil Brega Show que chega em outras regiões do país. Foi profundamente honroso, é bom enfatizar isso porque as vezes na nossa terra a gente é ignorado por muitos que viram as costas e já sofri até bullying de que estou velho e que não faço mais Rádio que presta. Ter um reconhecimento desses onde o projeto Vozes do Brasil vai entrevistar os maiores comunicadores do Brasil em cada região é uma grande honra e ainda ter o privilégio de inaugurar essa série importante é mais gratificante.

Vozdonorte – E tudo começou na mangueira do campo de futebol Mangueiral, no bairro da Gia?

Nonato Costa – Isso mesmo, tudo começou na mangueira do campo Mangueiral, como foi divulgado numa linda entrevista publicada no Vozdonorte. No galho da mangueira com um microfone simulado feito de uma lata de leite condensado eu narrava os jogos da Giana time esportivo do bairro da Gia que ajudamos a fundar. Nesses dias que foi realizado o I Encontro dos amigos do bairro da Gia, que também divulgado no Vozdonorte, foi lembrado que minha carreira começou ali fazendo releases e narrando os jogos da Giana.

Vozdonorte – Na mangueira da Giana, então, nasceu essa bela carreira e você já passou por muitas emissoras da região e de outros estados do Brasil, além de assessorias de comunicação?

Nonato Costa – Certamente, sempre fui apaixonado pelo Rádio, quando era jovem entregava pão da padaria do meu pai, o senhor Neném Padeiro, nas primeiras horas da madrugada sempre dava uma paradinha para escutar a Rádio Globo no rádio do senhor Lindolfo Onofre. Comecei na Rádio a Voz dos Náuas, na área esportiva, depois Rádio Nacional, trabalhei em todas as emissoras da região, exerci por três vezes a função de secretário de Comunicação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, fui secretário de Estado de Comunicação e diretor da maior Rádio do Estado, na gestão do ex-governador Orleir Cameli que tive a honra de dirigir. Sou muito honrado por essas conquistas e reconhecimentos que já tive na minha profissão e agora o Brasil nos reconhece com o Vozes do Brasil de um dos maiores comunicadores do país Valter Bonasio.

Vozdonorte – São quase 40 anos de Boa Noite Acre e um pouco mais de Rádio, é uma estrada na comunicação do Juruá.

Nonato Costa – Com certeza, é uma marca que precisa ser comemorada com um agradecimento ao nosso bom Deus e aos muitos parceiros e anunciantes. É uma marca para ser celebrada, estamos preparando uma extensa programação que terá shows, torneios de futebol, entrega de diplomas para pessoas que colaboraram para o sucesso do programa e sobretudo homenagens a antigos ouvintes que serão convidados para um jantar ou churrasco para que recebam sua medalha de grandes colaboradores.

Vozdonorte – O reconhecimento público, como aconteceu neste momento da entrevista é o que mais gratifica, é isso?

Nonato Costa – Com certeza, essa abordagem do Sebastião, um ouvinte que é fã do quadro Santo do Dia sempre acontece. São milhares de ligações telefônicas, cartas e esse contato direto dá muita satisfação. Nosso programa Boa Noite Acre é muito democrático, atendemos todos os pedidos, mas não toco músicas que denigrem o ser humano, que pregam sacanagem e imoralidade peço desculpas educadamente aos ouvintes e não dá para atender, mas toca todas as músicas que levam uma mensagem do bem ao ser humano, que expressa um amor que está sentindo e na verdade toca tudo: samba, aché, gospel, romântica e o brega que é muito ouvido na nossa região.

Veja a entrevista de Nonato Costa ao Vozes do Brasil: