Um episódio grave registrado em Envira, no Amazonas, nesta quinta-feira (05), causou revolta e indignação na população. Cido, paciente que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi atendido por profissionais da saúde que identificaram a gravidade do quadro e acionaram O transporte aéreo para sua transferência a um centro com mais recursos.
O que deveria ser um procedimento de cuidado, atenção e eficiência da gestão pública acabou se transformando em mais sofrimento. Durante o embarque na aeronave, Cildo, acamado e em estado delicado, foi derrubado da maca, sofrendo arranhões em decorrência da queda, conforme imagens que acompanham esta matéria, gerando ainda mais angústia à família.

O caso expõe falhas que recaem diretamente sobre a gestão do prefeito Ivon Rates da Silva, o secretário municipal de Saúde e os profissionais responsáveis pelo atendimento e pela transferência do paciente. Embora acidentes possam acontecer, situações como essa não podem ser tratadas como normalidade dentro do sistema público de saúde. A população cobra providências, mais responsabilidade, cuidado e humanidade no atendimento aos pacientes. Este espaço fica aberto para o contraditório da Prefeitura de Envira, da Secretaria Municipal de Saúde e dos profissionais citados, bem como para manifestação da família sobre o estado de saúde atual de Cildo.