Cruzeiro do Sul, Acre, 15 de janeiro de 2025 06:27

Pacientes hospedados na Casa de Apoio de Rio Branco reclamam de falta de assistência desde que o prefeito Ivon Rates assumiu

casa de apoio (1) (1)

A Casa de Apoio do município de Envira (AM), localizada em Rio Branco, que abriga as pessoas do município que estão em tratamento fora do domicílio na capital acreana, no momento que o ex-prefeito Ivon Rate entregou a administração, depois de oito anos de mandato, era simplesmente um lugar inóspito, sem nenhuma condição para a hospedagem, uma casa suja, cheia de goteiras, com uma geladeira velha com a tampa amarrada com liga de pneu de bicicleta,  um fogão velho de mesa de quatro bocas, uma vergonha e desrespeito com o povo.

Logo que assumiu a prefeitura de Envira o prefeito Ruan Mattos, numa das primeiras iniciativas foi mandar uma funcionária de confiança da Secretaria Municipal de Saúde para diagnosticar a situação e imediatamente providenciou colchões, fogão, geladeira e freezer novos, além de abastecer com muitos alimentos. Posteriormente o prefeito alugou uma casa nova, reformada e mobiliada para garantir um atendimento com dignidade aos envirenses em tratamento.

Outra ação da gestão Ruan Mattos para prestar um bom atendimento aos pacientes foi o aluguel de carros, aquisição de uma ambulância para atender porque o único transporte que existia para o atendimento, uma Kombi velha, pelo descompromisso da gestão um funcionário chegou a tocar fogo no veículo. Além de garantir condições dignas de hospedagem Ruan Mattos garantiu permanente abastecimento de alimentação e em muitas ocasiões durante sua gestão esteve presente para verificar a situação e visitar os pacientes.

Depois de quase 10 dias que o prefeito Ivon Rates assumiu a prefeitura de Envira os pacientes da Casa de Apoio estão sem nenhum tipo de apoio e apesar dos contatos feito com a Secretaria Municipal de Saúde do município não houve nenhuma resposta num retorno daquilo que era no passado com um total descompromisso com a vida das pessoas que estão em momento de vulnerabilidade e em outro lugar em busca de tratamento para conseguir sua saúde de volta.

“Tai meu irmão a situação do pessoal, que os pacientes estão vivendo. São nove pacientes adultos e duas crianças que passam uma situação inadequada e de abandono. É uma vergonha para um município, um prefeito fazer essa situação que está acontecendo em Rio Branco com esses pacientes. O pessoal não está mais suportando essa humilhação”, desabafou um dos pacientes da Casa de Apoio da prefeitura de Envira em Rio Branco.

A realidade é que os pacientes que estão em tratamento fora de domicílio hospedados na Casa de Apoio em Rio Branco estão totalmente desassistidos, desde a estadia, alimentação, transporte e tudo que tinham da gestão anterior está desativado desde que o atual prefeito assumiu. Os pacientes estão em busca de apoio da Defensoria Pública do Estado do Acre para que acione a prefeitura para que seja garantida via judicial a assistência.

A sorte dos pacientes é que o proprietário do imóvel alugado para a Casa de Apoio ainda não pediu para que o imóvel fosse desocupado o que seria ainda mais preocupante porque estariam sem abrigo e sem comida, como já estão.

“Essa é a nossa situação. Somos 11 pessoas, nove adultos e duas crianças que estamos passando. Desde o dia primeiro o prefeito está sabendo da nossa situação e ainda não fez nada pela gente. Por enquanto é só conversa vai e nada está sendo feito”, desabafa uma paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Envira, foi contactada via whatsaap para dar informações sobre as providências tomadas para garantir o atendimento e assistência aos pacientes, mas até o fechamento dessa matéria não deu nenhum tipo de resposta ou manifestação.