Cruzeiro do Sul, Acre, 14 de novembro de 2025 17:18

Panorama atual – Com 14:00 metros Rio Juruá mantém vazante de quatro centímetros

PANO_20240307_142637 (2)

Cerca de 700 pessoas estão abrigadas pela Defesa Civil e Prefeitura de Cruzeiro do Sul com apoio de parceiros e bem atendidas nas escolas municipais e estaduais

A medição do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil da Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizada, no final da tarde deste sábado (09), confirma que o nível do Rio Juruá está mantido com uma vazante de quatro centímetros numa comparação com a medição do final da tarde desta sexta-feira (08) que marcou 14,04 metros.

Vista áerea da enchente do Rio Juruá com imagens do Comandante Randson Almeida

Apesar da vazante a enchente do Rio Juruá continua a preocupar as autoridades e mantém em plena atividade as ações da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e militares do Comando de Fronteiras Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C.Fron/61º BIS) e governo do Estado que atuam em parceria no atendimento as famílias já atingidas pela enchente.

Grande parceria entre Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Polícia Militar e outros garante transporte para as famílias desabrigadas

As famílias que precisaram ser retiradas de suas casas já ocupam 12 abrigos em escolas municipais e estaduais e recebem todo o apoio com alimentação (café da manhã, almoço e jantar), além de atendimento médico e odontológico como consultas médicas, tratamento dentário, vacinas, teste de Covid e exames em geral com plantão de 24 horas.

Escolas municipais e estaduais abrigam as famílias

 

Segundo informações da Defesa Civil mais de 19 mil pessoas já foram atingidas pela enchente do Rio Juruá e os bairros mais afetados são o Saboeiro, Cruzeirinho, São Salvador, Manoel Terças, Miritizal, Várzea. Mais de 700 pessoas desalojadas pelas águas foram retiradas de suas casas e estão nos abrigos mantidos pela prefeitura.

As comunidades rurais e ribeirinhas mais atingidas são Olivença, Laguinho, Florianópolis, Boca do Môa, Mirim, Praia Grande, Boca do Môa, Mirim, Estirão do Remanso e do São Luiz, Crôa, Tatajuba, Mujú, Uruburetama e Humaitá do Môa, além do Tapiri onde ocorreu um óbito de uma criança que se afogou no quintal de sua casa.

O Môa beijando o Juruá, temos a famosa Água Preta

Segundo o Clima Tempo no mês de março já choveu 38 mm em Cruzeiro do Sul e neste domingo (10) o tempo permanecerá nublado com 30% de possibilidade de precipitação esta noite e de tempestade isolada com raios e trovões e ainda uma temperatura em torno de 32º.

Juruá na tampa: 14,00 metros

Davi Friale, o mago do Tempo do Acre, no Site O Tempo Aqui, informa que neste domingo as chuvas vão continuar, mas em geral serão passageiras e pontuais, podendo ser fortes e acompanhadas de trovoadas em alguns pontos, mas o nível dos principais rios acreanos estará baixando.