Cerca de 700 pessoas estão abrigadas pela Defesa Civil e Prefeitura de Cruzeiro do Sul com apoio de parceiros e bem atendidas nas escolas municipais e estaduais
A medição do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil da Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizada, no final da tarde deste sábado (09), confirma que o nível do Rio Juruá está mantido com uma vazante de quatro centímetros numa comparação com a medição do final da tarde desta sexta-feira (08) que marcou 14,04 metros.
Vista áerea da enchente do Rio Juruá com imagens do Comandante Randson Almeida
Apesar da vazante a enchente do Rio Juruá continua a preocupar as autoridades e mantém em plena atividade as ações da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e militares do Comando de Fronteiras Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva (C.Fron/61º BIS) e governo do Estado que atuam em parceria no atendimento as famílias já atingidas pela enchente.

As famílias que precisaram ser retiradas de suas casas já ocupam 12 abrigos em escolas municipais e estaduais e recebem todo o apoio com alimentação (café da manhã, almoço e jantar), além de atendimento médico e odontológico como consultas médicas, tratamento dentário, vacinas, teste de Covid e exames em geral com plantão de 24 horas.


Segundo informações da Defesa Civil mais de 19 mil pessoas já foram atingidas pela enchente do Rio Juruá e os bairros mais afetados são o Saboeiro, Cruzeirinho, São Salvador, Manoel Terças, Miritizal, Várzea. Mais de 700 pessoas desalojadas pelas águas foram retiradas de suas casas e estão nos abrigos mantidos pela prefeitura.

As comunidades rurais e ribeirinhas mais atingidas são Olivença, Laguinho, Florianópolis, Boca do Môa, Mirim, Praia Grande, Boca do Môa, Mirim, Estirão do Remanso e do São Luiz, Crôa, Tatajuba, Mujú, Uruburetama e Humaitá do Môa, além do Tapiri onde ocorreu um óbito de uma criança que se afogou no quintal de sua casa.

Segundo o Clima Tempo no mês de março já choveu 38 mm em Cruzeiro do Sul e neste domingo (10) o tempo permanecerá nublado com 30% de possibilidade de precipitação esta noite e de tempestade isolada com raios e trovões e ainda uma temperatura em torno de 32º.

Davi Friale, o mago do Tempo do Acre, no Site O Tempo Aqui, informa que neste domingo as chuvas vão continuar, mas em geral serão passageiras e pontuais, podendo ser fortes e acompanhadas de trovoadas em alguns pontos, mas o nível dos principais rios acreanos estará baixando.
