Este ano o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD) completa 22 anos de exercício e marca a data com parceria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) Tablets e ipad são aplicados ao atendimento de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia diferencial (NEPPD) da Ufam. A iniciativa é fruto do convênio com a Ufersa, através do projeto de pesquisa Na Ponta dos Dedos: uma plataforma digital para uma abordagem complexa do autismo, coordenado pela professora doutora Nize Maria Campos Pellanda.
O núcleo é conhecido como referência na região por suas pesquisas em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, agora, introduz os aparelhos em seus atendimentos, em uma parceria com o Grupo de Ações e Investigações
Autopoiéticas (GAIA), da Ufersa, sob orientação da professora doutora Maria Almerinda Matos, que também integra o corpo docente do Mestrado e Doutorado em Educação.
Na ocasião, Rafael Hoff, docente do curso de jornalismo da Ufam e integrante do GAIA, realizou a entrega de 03 tablets e 1 iPad para o NEPPD. Raiana Rosa, estudante de pedagogia e pesquisadora bolsista do projeto, foi quem recebeu os dispositivos, adquiridos com recursos do CNPq através do Edital Humanidades, em
nome do núcleo.
Através do projeto “Na ponta dos dedos”, as universidades buscam compreender o impacto da tecnologia no aprendizado de crianças com TEA, e disponibilizar o aplicativo “GaiaAR” para educadores utilizarem no dia a dia em sala de aula. Atualmente, o aplicativo está em fase de teste para ser utilizado em sistema Android, e também por browser. Assim, qualquer pessoa, com TEA ou não, poderá interagir com a plataforma, seja pelos smartphones ou por um computador pessoal.
Para conhecer mais sobre o projeto, entrar em contato com:
Nize Pellanda, Coordenadora do GAIA – nizepe@gmail.com
Maria Almerinda Matos, Coordenadora do NEPPD – profalmerinda@ufam.edu.br
Ieda Bianchini, Pesquisadora do GAIA – iedacbianchini@gmail.com
Maria de Fátima de Lima das Chagas, Pesquisadora do GAIA – fatima.lima@ufersa.edu.br