Nesta sexta-feira (21), a Polícia Federal realizou cerimônia, na qual deu posse ao novo Chefe da Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia/Ac, o delegado EDUARDO ALVES QUEIROZ.
Fizeram-se presentes no ato o Superintendente Regional da PF/AC, delegado EDUARDO ROGÉRIO RODRIGUES DOS SANTOS, o Delegado Regional de Polícia Judiciária DPF FARES ANTOINE FEGHALI, o Corregedor Regional da PF/AC delegado FLÁVIO HENRIQUE DE AVELAR, o efetivo da descentralizada, autoridades locais e dos municípios da circunscrição da delegacia, bem como autoridades dos países da Bolívia e Peru.
Graduado em direito pela Universidade Salesiana Dom Bosco de Lorena/SP (2004) e formado em aviador pela Academia da Força Aérea, antes de ingressar na Polícia Federal o DPF QUEIROZ atuou como cadete aviador, voou as aeronaves T-25, T-23 e Aerobuero. No período de 1998 a 2007, exerceu o cargo de Oficial de Justiça do Estado de São Paulo, nas comarcas de São José dos Campos e Guaratinguetá, tendo atuado em varas cíveis, mista e no Juizado Especial Cível.
Ingressou na Polícia Federal no dia 13/07/2007, tendo tomado posse na Superintendência Regional no Acre. Foi lotado nas seguintes unidades: Superintendência Regional no Acre (de julho de 2007 a janeiro de 2008), Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR (de janeiro de 2008 a julho de 2008); Superintendência Regional no Mato Grosso do Sul (de julho de 2008 a meados de 2010); Superintendência Regional no Acre (de meados de 2010 a setembro de 2014); Delegacia de Polícia Federal em São José dos Campos/SP (de setembro de 2014 a março de 2016); Delegacia de Polícia Federal em Cruzeiro/SP (de março de 2016 a setembro de 2018); Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA (de setembro de 2018 a junho de 2020); Superintendência Regional da Polícia Federal na Paraíba (de junho de 2020 a maio de 2023); Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia/AC (de maio de 2023 em diante).
Desempenhou as funções de Chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais e o Patrimônio Histórico no Estado do MS; Chefe da Delegacia de Controle de Armas e Produtos Químicos no Estado do Acre; Chefe Substituto da Delegacia de Cruzeiro/SP; Responsável pela Delegacia de Controle de Armas e Produtos químicos/DREX/SR/PF/PB; Chefe Substituto da Delegacia de Polícia de Imigração/DREX/SR/PF/PB; Chefe do Núcleo Especial de Polícia Marítima; Coordenador Suplente da Comissão Estadual do Portos, Terminais e Vias Navegáveis da Paraíba – CESPORTOS-PB.
Fez diversos cursos na carreira policial, sendo o último o Curso Especial Avançado de Navegação Costeira, estando habilitado a patroar embarcações do serviço público em toda a Costa Brasileira.
Em operações interagências com o Comando do 3º Distrito Naval, atuou a bordo do Navio Patrulha Macau (com apreensão de mais de 600 Kg de haxixe) e do Navio Patrulha Oceânico Araguari (com apreensão de 1,2 ton de cocaína), ambos a centenas de quilômetros da Costa Brasileira.
Dentre os vários cargos de Direção no âmbito da Polícia Federal, destaca-se o de Chefe de Delegacia, que tem por missão o planejamento, a direção, a coordenação, o controle e a execução das atividades institucionais nos Municípios de sua Circunscrição, cumprindo-lhe a observância estrita das normas legais, assim como das diretrizes emanadas pela Superintendência Regional no Estado.
Nas palavras do DPF QUEIROZ, o mesmo espera contribuir para o trabalho integrado entre as instituições contra a criminalidade na região do alto Acre, reconhecendo a importância estratégica desses municípios, bem como fortalecer o nome da Polícia Federal perante a sociedade, investindo em processos eficientes e modernos de investigação e atuação policial.
