Cruzeiro do Sul, Acre, 10 de novembro de 2025 04:01

Polícia Federal apresenta parcial do balanço das Eleições de 2022 no estado do Acre

micheliiii900

A Superintendência da Polícia Federal (PF), no Acre, informou sobre a atuação da instituição no combate de crimes eleitorais em sua circunscrição, além das ações preventivas e de polícia judiciária no pleito eleitoral realizado neste domingo (02).

Foram registrados até as 17 horas deste domingo, (02), vinte Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s) em razão da prática dos crimes de “boca de urna”, previstos no art.39, parágrafo 5º., da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997.

Os crimes tem pena prevista de seis meses a um ano de detenção, podendo ser comutada por prestação de serviços à comunidade por igual período, e multa.

A ação conjunta das forças de Segurança Pública do estado durante o primeiro turno das eleições deste domingo, no Estado do Acre, pôde ser acompanhada, em tempo real, pelo Centro Integrado de Comando e Controle Eleitoral – CICCE, em Rio Branco/AC, cuja coordenação ficou a cargo da PF/AC.

Em Cruzeiro do Sul a Polícia Federal realizou neste domingo, ações voltadas ao combate de crimes eleitorais no interior acreano. Como resultado das operações, três pessoas foram presas praticando condutas tipificadas como crimes eleitorais, tais como: “boca de urna”, transporte irregular de eleitores e corrupção eleitoral.

Após as providências de praxe, os presos serão encaminhados à Justiça Eleitoral para audiência de custódia. Uma das pessoas presas por ter praticado um crime de menor potencial ofensivo foi liberada após assinar termo de compromisso de comparecimento. As investigações continuarão até a conclusão dos trabalhos de polícia judiciária.

Toda a atividade da Polícia Federal foi coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.