Cruzeiro do Sul, Acre, 21 de janeiro de 2025 04:07

Polícia Militar, através do 6°BPM, em conjunto com o IMAC, encontram área desmatada com extração ilegal de madeira e focos de queimadas

madeiranovaaaaaaapolicia

O Pelotão Ambiental do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), em operação conjunta com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), de averiguação de denúncia, se depararam, nesta sexta-feira (11), com um desmatamento na BR 364, realizado num ramal particular recém aberto em meio a floresta.

Pelotão Ambiental e agentes do IMAC localizaram ramal clandestino para retirada de madeira sem documentação legal

As guarnições adentraram no ramal e se depararam com o autor e ao solicitarem o licenciamento ambiental para o desmatamento e exploração da madeira o mesmo informou que não possuía. A área desmatada corresponde a extensão do ramal de aproximadamente 1,5 km de distância e 3 metros de largura.

Alguns pontos de extração de madeira foram localizados na fiscalização

Durante o percurso foram constatados nove pontos de extração ilegal de madeira, cinco pontos de queimadas e aproximadamente 6 metros cúbicos de madeira serrada no chão. O autor informou aos integrantes da guarnição do Pelotão Ambiental que já havia vendido 15 metros cúbicos de madeira para pagar parte da terra.

Mediante constatação dos crimes ambientais previstos nos artigos 38, 41 e 46, Parágrafo Único da lei 9.605/98, além do descumprimento do decreto Presidencial que proíbe queimadas por 120 dias em todo o território Nacional foi dada voz de prisão ao autor que foi conduzido à delegacia para às providências. Ainda cabendo ao IMAC as medidas administrativas.

 

“Polícia Militar, nossa família serve sua família!”