Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de junho de 2025 13:34

Policiais do Proerd do 6º BPM são agraciados com Moção de Aplausos pela Câmara Municipal

MoçãodeaplausosProerd5 todos 900

Policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), que atuam no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), foram agraciados com uma Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, proposta pelo vereador Clerton Souza e aprovada por unanimidade pelos vereadores pela importância do programa desenvolvido nas escolas do município.

Foram agraciados com a Moção de Aplausos o Capitão PM Francisco Alderlei Sampaio de Almeida, comandante do PROERD, Policiamento Escolar, Policiamento Comunitário, Guarda Mirim e ainda Chefe do Cerimonial do 6º BPM, o Subtenente PM Edmundo Negreiros, os Sargentos PMs Raimundo Antônio Sampaio da Silva, Raimundo Vieira Santiago, Emerson de Oliveira Melo e Anderson da Silva de Souza.

Capitão PM Alderlei na tribuna da Câmara destacou ainda que pela primeira vez o PROERD que tem realizado um importante trabalho é homenageado pela Câmara Municipal

Na tribuna da Câmara Municipal o Capitão PM Alderlei Almeida destacou a importância do PROERD, que é um programa mundial de prevenção às drogas implantado em mais de 60 países que começou na década de 80 nos Estados Unidos, idealizado pela Psicopedagoga americana Ruth Rich depois da apreensão de 35 toneladas de drogas que seriam distribuídos na rede escolar da cidade de Los Angeles.

O Capitão PM Alderlei destacou que no Brasil o programa iniciou no Rio de Janeiro depois de ser abraçado pela ONU e difundido em todo o mundo. “É um programa que só funcionou com a Polícia Militar, por isso atualmente é exclusivo da Polícia Militar.

“É uma grande honra estar presente na Câmara Municipal junto com os guerreiros de missão Sargento Santiago, De Oliveira e Anderson Souza, vez que o Subtenente Edmundo Negreiros está trabalhando atualmente em Rio Branco e o Sargento Antônio Sampaio que está prestando serviços em Marechal Thaumaturgo, para receber essa homenagem. Estou neste ato representando também o comandante do 6º BPM, Coronel Evandro Bezerra, que está em viagem à Rio Branco”, disse.

Alderlei Almeida destacou ainda que pela primeira vez o PROERD que tem realizado um importante trabalho é homenageado pela Câmara Municipal. “É uma satisfação saber que o trabalho realizado com as crianças tem sido visto pela sociedade e agradecemos ao vereador Clerton Souza pela iniciativa desta homenagem”, agradeceu o comandante do Proerd.

O Capitão PM Alderlei destacou ainda que o carro-chefe do programa é o currículo do 5º ano. São ensinadas estratégias para que os alunos cresçam com a orientação do distanciamento das drogas porque a escola (geralmente no antes e depois das aulas) é um dos lugares onde é fácil o traficante se aproximar dos alunos, inclusive com das drogas lícitas como o cigarro, rapé e bebidas alcoólicas.

“Assumi o programa em 2016 com os sargentos PM Santiago, De Oliveira e Antônio Sampaio. Depois entrou o Subtenente Edmundo Negreiros e Sargento Anderson Souza, revolucionamos o PROERD na região e pela primeira vez na história do Acre foi realizado o programa nos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo no modo intensivo, em que a equipe de Cruzeiro do Sul se deslocou a esses municípios apesar de todas as adversidades. Tivemos o prazer em ver o excelente resultado e a participação de mais de 10 mil pessoas com as palestras nos dois municípios”, informa.

Alderlei Almeida informou ainda que o PROERD, um trabalho feito de forma silenciosa é um programa realizado em 10 lições, no primeiro e segundo semestres e que já atendeu mais de 15 mil alunos na região do Vale do Juruá. “O êxtase dos alunos que fazem o Proerd que tem a parceria do Estado ou prefeitura, conforme a responsabilidade pelas escolas onde o programa é aplicado é o momento único e espetacular nas formaturas. É Programa é uma estratégia para trazer mais tranquilidade à sociedade”, destaca.

O Capitão PM Alderlei parabenizou os policiais militares que tem garantido o sucesso do Proerd ao agradecer e destacar o apoio do comandante do 6º BPM, Coronel Evandro Bezerra, momento em que informou que esta será uma das últimas solenidades que participa como militar por estar indo para a Reserva Remunerada da Polícia Militar depois de 30 anos de serviços prestados.

“É uma pena deixar de fazer esse trabalho social da Polícia Militar, com certeza se tivesse condição de permanecer continuaria e quero lembrar da Guarda Mirim que já pode ser considerado um patrimônio da sociedade de Cruzeiro do Sul. Quero aqui deixar uma mensagem, que possamos cobrar continuidade desse trabalho no futuro, pois é realizado com o apoio do comandante do 6º BPM e dá vontade férrea dos policiais que estão a frente”, disse.

O Comandante do Proerd do 6º BPM aproveitou para fazer um agradecimento e menção especial ao jovem Angelo Artons Almeida, seu filho, que desde que que se formou no PROERD aos 10 anos, tem estado presente nas formaturas e demais atividades do programa. “Desde os 14 anos que o Ângelo Artons nos acompanha em todos os eventos como fotógrafo e assessor de mídia voluntário registrando nossas as aulas, palestras, formaturas e outras atividades, tendo inclusive nos acompanhado nas duas missões Proerd em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo na mesma rotina dos policiais, acordando cedo e dormindo tarde”, agradeceu.

Ao finalizar seu discurso o comandante do PROERD no 6º BPM destaca os excelentes resultados da Guarda Mirim que tem beneficiado meninos que passaram pelo programa e conseguiram destaque em suas vidas. “O que nos deixa feliz são os bons resultados. Minha gratidão aos policiais envolvidos no PROERD que escreveram seu nome e deixam sua marca na melhoria da segurança pública do município”, ressalta ao concluir seu discurso na tribuna da Câmara.

Sargento PM Emerson, na tribuna da Câmara, agradeceu pela homenagem ao destacar que a missão do Proerd é mostrar às crianças e jovens que há uma vida abundante que deve ser aproveitada longe das drogas

O Sargento PM Emerson, que é pastor, enfatizou na tribuna da Câmara Municipal, que todos sabem que as drogas matam, inclusive os que fazem uso dela e a verdade é que não adianta apenas dizer, mas é preciso mostrar às crianças e jovens que há uma vida abundante que deve ser aproveitada longe das drogas. “Esse é o desafio do trabalho do Proerd”, disse.

Sargento PM Raimundo Santiago, na tribuna da Câmara, ressalta que a filosofia do Proerd é conquistar para orientar

O Sargento PM Raimundo Santiago saudou os vereadores na pessoa do vereador Franciney e destacou seu agradecimento ao vereador Clerton Souza pela iniciativa e os demais pela aprovação. “É a primeira vez que temos esse reconhecimento e sinto um orgulho por isso. O PROERD é um trabalho diferenciado e o policial Proerd também por ser um especialista com formação específica para aplicar o programa, é escolhido para fazer o curso PROERD sob rígidos critérios de valores e ética. A filosofia do Proerd é conquistar para orientar e o policial Proerd se aproxima da criança para criar um elo quebrando o tabu de que o policial é inimigo da população”, disse.

Sargento PM Anderson, na tribuna da Câmara Municipal: ““Essa Moção de Aplausos é uma força para continuar o trabalho”

O Sargento PM Anderson Souza, na tribuna da Câmara Municipal agradeceu a Deus e aos vereadores pelo momento de reconhecimento e as famílias pela oportunidade de ensinar as crianças a dizer não para um colega que lhe ofereça a droga. “O amigo é o que vai oferecer a droga e essa é a missão do PROERD, a de ensinar o jovem para não aceitar. Isso requer muitas das vezes e, até dos próprios colegas, um preparo para orientá-los”, disse ao agradecer o reconhecimento. “Essa Moção de Aplausos é uma força para continuar o trabalho e concluo agradecendo pelas famílias que nos ajudam a cumprir a missão”, disse.