Cruzeiro do Sul, Acre, 21 de setembro de 2025 07:37

Pelo segundo ano consecutivo, alunos das escolas estaduais devem fazer agendamento para matrícula pela Internet

Coordenadora do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação, Ruth Bernardino

A Secretaria de Estado de Educação iniciou nesta segunda-feira (17), o período para que os alunos possam providenciar o agendamento para realizar a matrícula nas escolas estaduais. O procedimento vai até o dia 28 de janeiro e deve ser realizado exclusivamente pela pela internet.

A Secretaria disponibiliza um link para que os pais possam fazer o agendamento para efetuar a matrícula. A medida é uma forma de evitar as grandes filas nas unidades de ensino, em razão do período de pandemia. Esse processo já é realizado desde o ano passado.

“O pai tem a possibilidade de fazer duas opções por escolas diferentes. Se colocar as duas opções com a mesma escola, não terá a matrícula do seu filho deferida. Também deve obedecer o zoneamento que antes era de forma verbal e agora é lei. Então, o filho deve ser matriculado em uma escola próxima de sua residência”, orientou a representante da Secretaria de Estado Educação, Ruth Bernardino.

A confirmação se a matrícula foi aprovada ou não será divulgada no dia 03 de março quando o aluno já terá conhecimento da data para comparecer com os documentos na unidade de ensino para efetivar o processo.

“É importante que os pais fiquem atentos para obedecer o calendário, porque, se por exemplo, ele ganhou uma vaga para a escola São José e não comparecer no dia que está determinado, automaticamente perderá essa vaga e será substituído por outra criança que está na lista de espera”, informou Ruth.

A Secretaria de Educação garante apoio aos alunos que não têm acesso à Internet para que eles não deixem de fazer o procedimento.

“O Núcleo de Educação estará à disposição para prestar qualquer apoio que os pais precisarem e a Secretaria vai disponibilizar dois pontos de apoio para as pessoas que não tem Internet em casa. Um no NTE e outro no Cedup com servidores prontos para ajudar qualquer um que precisar”, garantiu a coordenadora.