O porto flutuante do município do Envira é um antigo projeto e sonho idealizado ainda no segundo mandato do ex-prefeito Rômulo Mattos, em 2003 que fez contato com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) no Amazonas, na época o Dr. Afonso Lins, quando foi feito o acordo com o governo federal para a execução da obra.
Na época o ex-prefeito Rômulo Mattos fez todo um esforço, através da prefeitura e do DNIT, para a contratação de um consórcio de empresas para a elaboração do projeto que foi dado entrada no órgão federal no Amazonas e o superintendente submeteu ao governo federal para sua aprovação. O ex-prefeito deixou a prefeitura e o projeto parou.

Ao retornar à prefeitura, de 2009 até 2012, o ex-prefeito Rômulo Mattos retomou as negociações momento que houve a contratação pelo governo federal da empresa Antonelly para a execução da construção do porto flutuante do município de Envira. Com a conclusão do mandato do ex-prefeito o projeto ficou novamente parado.
Depois de muitas interrupções do projeto, recentemente, com a eleição do prefeito Ruan Mattos e do vice-prefeito Lira Castro foram reconstruídos os entendimentos políticos com apoio da bancada política, com destaque principal para os deputados federais Marcelo Ramos e Pablo e apoio do orçamento federal o porto está sendo construído.
Em Manaus o ex-prefeito Rômulo Mattos, atual Secretário Municipal de Saúde de Envira da gestão do prefeito Ruan Mattos, destaca sua satisfação de visitar as obras de execução da plataforma do porto do município, um projeto grandioso que vai beneficiar os produtores e os comerciantes

“Hoje, falo com muita alegria, do fundo do meu coração da alegria de estar aqui, debaixo desta chuva visitando a conclusão da plataforma do porto”, disse emocionado ao agradecer o apoio da população que lhe deu um crédito de confiança votando no seu filho, o atual prefeito Ruan Mattos, que já faz uma boa gestão.
“Com apoio político dos deputados Adjuto Afonso, Marcelo Ramos, Pablo e do superintendente Afonso Lins vamos colocar essa estrutura a disposição dos produtores, comerciantes e população em geral e se Deus quiser vai se somar num futuro muito próximo a estrada que o município vai construir para ligar Envira a Feijó, no Acre”, avalia.
Ao concluir o secretário destacou que o projeto do prefeito Ruan Mattos é que o município de Envira se torne uma espécie de entreposto que possa receber a produção do restante do país, pela BR-364 e embarcando no porto do município gerando emprego e renda para ser a ligação com os municípios de Eirunepé, Itamarati, Carauari e outros mais.
“Temos certeza que essa é uma grande conquista que a população de Envira está conseguindo nesse momento”, finalizou.