Cruzeiro do Sul, Acre, 21 de janeiro de 2025 03:10

Pré-candidato a vereador propõe criação de subsede da Casa do Estudante Acreano (CEA) no município de Cruzeiro do Sul

5127dbdf-9b7b-4f6a-8e37-969ad7add1ae (1)

Durante agenda na capital acreana, o pré-candidato a vereador Ulissys Bandeira reuniu-se na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALEAC) com o presidente da Casa do Estudante Acreano (CEA), Marcelo Fernando, nesta quarta-feira (03). O encontro permitiu um diálogo para estudar a possibilidade de montar uma subsede e uma representação da Casa do Estudante Acreano (CEA) na cidade de Cruzeiro do Sul, para beneficiar os municípios do Vale do Juruá.

Ulissys Bandeira destacou como a implantação de uma Casa do Estudante poderia beneficiar grandemente o município. “Inclusive, em Cruzeiro do Sul hoje não tem a Casa do Estudante Acreano, mas conversando com o nosso parceiro ele já falou que tem muita vontade de levar uma representação da Casa do Estudante Acreano para Cruzeiro do Sul e é um espaço que os estudantes de Cruzeiro do Sul, realmente, vão se sentir representados e vão poder lá buscar seus direitos”, enfatizou.

O presidente da Casa do Estudante Acreano (CEA), Marcelo Fernando compreendeu a importância de ter uma referência da Casa do Estudante em Cruzeiro do Sul. Durante o diálogo, reiterou sua parceria com Ulissys Bandeira que já contribuiu significativamente enquanto atuou em seus dois mandatos, respectivamente como vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFAC) e quando foi o presidente do DCE Floresta em Cruzeiro do Sul.

“Nós entendemos que hoje, principalmente os estudantes secundaristas, precisam dessa referência. Aqui na capital, onde funciona a Casa do Estudante, nós já estamos reativando os grêmios estudantis. Temos agora o planejamento do primeiro arraial estudantil, vamos fazer o Miss e Mister, mas tudo isso nós queremos e precisamos levar também para Cruzeiro do Sul e toda a região do Juruá”, ressaltou Marcelo Fernando.

É importante destacar que a Casa do Estudante Acreano (CEA) atua como o órgão que representa todos os estudantes e luta pela garantia de seus direitos, independentemente do nível de escolaridade. Partindo desde a educação infantil e abarcando todos os níveis de ensino da educação básica, até a titulação máxima do ensino superior, técnico ou profissionalizante, a Casa do Estudante Acreano (CEA), promove atividades culturais, sociais, de esporte e lazer estudantil, bem como garante o acesso à meia-entrada e ao documento nacional do Estudante.

A importância de lutar pela implantação de uma subsede no município permitirá aos estudantes de todos os graus de instrução, a garantia de seus direitos, tal como uma entidade que represente os seus interesses e vá adiante em prol das suas pautas de reivindicação. O diálogo acerca dessa possibilidade continuará, dado que a representação do CEA destacou seu compromisso com a causa e demonstrou interesse no estudo sobre a viabilidade da implantação da subsede.