Na encerramento do Seminário sobre Regionalização da Saúde, realizado entre os dias 5 e 7 de novembro em Rio Branco (AC), evento que reuniu gestores e autoridades dos estados do Amazonas e Acre, além dos presidentes dos Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), com o objetivo de fortalecer o SUS e promover a integração das redes de atenção à saúde nas regiões de fronteira a prefeita de Ipixuna (AM), Paula Augusta, que participou com uma comitiva de integrantes da saúde do município amazonense, recebeu premiação.

A prefeita Paula Augusta destacou que a participação da comitiva de Ipixuna no seminário foi de grande importância na busca de pactuação do município amazonense com o Estado do Acre tendo em vista que a população de Ipixuna utiliza muito a rede de saúde do Estado do Acre, principalmente em Cruzeiro do Sul. Nos três dias de muita conversa e diálogo foram apresentadas as demandas de Ipixuna e a prefeita espera ter um atendimento da melhor forma possível para melhorar a saúde da população.
O diretor do Hospital de Ipixuna, Edson Fidélis, destacou que no seminário foram pactuados serviços e procedimentos já utilizados no Estado do Acre e citou que uma grande dificuldade no transporte de hemoderivados de sangue da capital amazonense para o município de Ipixuna ao ressaltar com o fortalecimento das ações a partir de agora há uma grande probabilidade de poder fazer uma parceria com o Estado do Acre para não faltar para o insumo que é de muita importância para salvar vidas no município amazonense.

Outra parceria que foi pactuada no seminário foi destacada pelo secretário municipal de Saúde de Ipixuna, Tharsis Santos, foi com o Laboratório Central do Acre e a partir de agora as sorologias serão encaminhadas para Rio Branco ao invés de mandar para o Estado do Amazonas. “A partir dessa pactuação a nossa população só tem a ganhar”, afirmou o secretário Tharsis. Na ocasião a prefeita Paula Augusta recebeu uma premiação dada pelo Cosems pela assistência farmacêutica realizada em Ipixuna.