Cruzeiro do Sul, Acre, 17 de setembro de 2025 04:23

Prefeito Zequinha Lima anuncia programação do V Festival da Farinha com participação de mais de 30 produtores e shows de artistas locais

festival capa boa

O prefeito Zequinha Lima (Progressistas), acompanhado de secretários, reuniu a imprensa, na manhã desta quarta-feira (21), para anunciar a programação do V Festival da Farinha que inicia na próxima semana como parte das festividades comemorativas do aniversário de Cruzeiro do Sul e vai prestigiar nos shows os artistas e grupos de dança locais.

O V Festival da Farinha será realizado nos dias 26, 27 e 28, na praça central da cidade e terá na sua programação shows com artistas locais, participação de mais de 30 produtores rurais que vão mostrar os produtos e subprodutos da mandioca e terá também uma casa de farinha artesanal produzindo, além de mais de 50 microempreendedores comercializando seus produtos.

“Na ExpoAcre teve shows com artistas nacionais e neste Festival da Farinhas vamos dar espaço para mais de 150 pessoas entre artistas e dançarinos que vão participar das atividades numa oportunidade aos nossos artistas que são pessoas valorosas, merecem esse apoio e o dinheiro vai circular para melhorar a economia do município”, enfatizou Zequinha.

Outra novidade anunciada pelo prefeito Zequinha Lima será a antecipação do salário dos servidores da Prefeitura de Cruzeiro do Sul do mês de setembro para que os mesmos possam participar das festividades do Festival da Farinha e a prefeitura tem como expectativa a presença de um grande público.

O Secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, professor Aldemir Maciel, destacou que no festival terá ainda o concurso Rei e Rainha do Festival, no dia 27, a escolha da maior e mais pesada mandioca, além de dois palcos para shows com 38 atrações, o alternativo e o principal com 38 apresentações, inclusive a Banda Furacão, de Rio Branco.

Concurso da escolha do Rei e da Rainha é uma das atrações do Festival da Farinha

“Teremos em média participação de 50 empreendedores, muitos produtores rurais, os grupos de dança, a escolha do Rei e da Rainha do Festival com participação de 20 jovens e ainda escolha do melhor prato feito com produto da mandioca. O Rei e a Rainha do Festival de 2022 vão reinar até o festival do ano que vem”, ressalta.

O professor Anailton Salgado destacou a extensa programação do Festival da Farinha que movimentará a classe artística, produtores rurais, turismo e a participação da sociedade em geral. “Os artistas locais serão valorizados e parabenizo a gestão por esta decisão porque eles tem muito talento, com isso, além de fomentar a economia o festival faz essa valorização dos artistas legais de Cruzeiro do Sul”, disse Anailton Salgado, representante do Conselho de Políticas Culturais do município.

A professora e artista Maria José, parabenizou o prefeito Zequinha Lima e o secretário Aldemir Maciel pela decisão de realizar mais uma vez o Festival de Farinha que terá a participação dos artistas locais que estão preparados para participar e abrilhantar mais essa bela festa no aniversário de Cruzeiro do Sul.