O prefeito Zequinha Lima (Progressistas), acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Igoor Neves, vereadores, presidentes de associação de moradores, servidores da limpeza, secretários e empresários parceiros do projeto da limpeza pública, na manhã desta terça-feira, fez a entrega de 60 contêineres para o Departamento de Limpeza pública.
Os contêineres serão distribuídos nos bairros da cidade e foram adquiridos com recursos próprios e outros construídos pela equipe do Departamento de Limpeza depois de uma criteriosa avaliação do alto custo. Empresas da cidade doaram três estruturas para coletas de garrafa PET e de água mineral que ficarão em eventos e pontos da cidade.
Prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara Municipal, Franciney Freitas e os vereadores Elter Nóbrega, Betão da BR, Leandro Cândido, Mazinho da BR, Márcio da Farinha, o presidente da União Municipal das Associações de Moradores (UMAM), Gilvânio, o empresário Ercinho Cameli e o representante da empresa Cristal, entre outros.
“Todo esse material foi construído e adquirido com recursos próprios para oferecer um ambiente mais limpo para todos e olha só como ficou muito bonito. Vamos distribuir também pontos de coleta de garrafas PET, através de uma parceria com as empresas Cristal, Minerale e Cameli”, destacou o prefeito Zequinha Lima ao agradecer a parceria das empresas.
O prefeito destacou que espera que todos possam colaborar organizando seus resíduos na hora de descartar porque com a ajuda de todos o meio ambiente ficará bem cuidado ao destacar os avanços e conquistas desde o início da gestão momento que ele ficou muito preocupado com a coleta do lixo no município.
“Temos conseguido dar passos bem avançados, o secretário Igoor Neves tem demonstrado criatividade e compromisso com a nossa sociedade de manter a cidade limpa e reciclar o que for possível para que em breve possamos ter um aterro sanitário. Mudamos de modalidade e o que as pessoas chamavam de lixão agora temos um aterro controlado”, afirma.
Ao destacar os avanços Zequinha informou que cerca de 70% do lixo recolhido diariamente já está sendo reaproveitado com o apoio da Cooperativa Coopsul e também com a parceria dos empresários que se juntaram ao projeto com a construção das três garrafas educativas para recolhimento de PETs e garrafas de água mineral.
“Essas garrafas pets e de água mineral que serão recolhidas certamente seriam jogadas no lixo ou iriam parar nos igarapés, mas agora com esse projeto terá um destino correto para que possam ser reaproveitadas. Os contêineres serão distribuídos pelos bairros e centro da cidade. Eu ficava com vergonha em ver uma caixa de lixo que não tinha fundo”, disse.
Ao destacar o trabalho da Coopsul o prefeito lembra do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público com referência a coleta do lixo. “Estamos cumprindo o acertado e a Coopsul é um desses grandes avanços. Eram pessoas que viviam no lixão numa grave exposição de saúde e agora trabalham de forma bem diferente”, enfatiza.
O secretário de Meio Ambiente, Igoor Neves, agradeceu o apoio do prefeto Zequinha Lima momento que destacou que a taxa de limpeza pública tem uma inadimplência de cerca de 87% ao pedir à população ára contribuir embalando de forma correta seus resíduos do lixo e destiná-los aos ecopontos onde serão recolhidos.
O secretário Igoor Neves destaca ainda que desde o início da gestão do prefeito Zequinha está sendo realizado um trabalho de inovação na coleta do lixo ao avaliar que com seriedade é possível entrega contêineres e equipamentos de coleta numa forma de incentivar a população a pagar a taxa de limpeza pública cuja inadimplência chega a 87%.
“É importante falar que somos regidos por uma lei federal – 12.305/10 – que diz que a responsabilidade pelo armazenamento do seu lixo é justamente o seu gerador e a prefeitura com essa entrega mostra que pode ajudar e a obrigatoriedade de coletar e destinar o lixo está sendo feita desde o início da gestão”, enfatiza.
Igoor Neves pede uma contribuição da população para que possa coletar e embalar o seu lixo e destinar para os ecopontos. “O lixo coletado para alguns é lixo, mas para os 21 cooperados se torna recursos financeiros que ajudam na manutenção de suas famílias”, disse ao destacar a importância de a população colaborar.
O que disseram:
Presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney Freitas
“Quero parabenizar o prefeito Zequinha Lima que tem dado só orgulho, onde passamos é só elogios, parabenizo todos os secretários porque o certo é trabalhar pelo povo. O prefeito não é o dono da cidade que é nossa e temos que cuidar do nosso lixo porque as vezes o gari limpa a rua e no outro dia a frente da casa já está cheia de lixo que pode causar doenças para o morador. Parabenizo os empresários que são heróis que geram os empregos à população e ao secretário Igoor Neves por esse bom trabalho feito com tanto carinho. A Câmara Municipal, que é uma casa de debates, está à disposição, mas lá todo mundo se respeita”.
Empresário Ercinho Cameli
“Precisamos que cada um faça sua parte e a reciclagem é uma coisa nova, ainda não temos esse hábito, mas graças à Deus as crianças estão muito mais educadas do que muitos adultos e cada um precisa fazer sua parte. Hoje, é muito mais caro a embalagem do que o produto e estamos à disposição do prefeito para colaborar, já reciclamos na nossa empresa o papelão e se Deus quiser vamos dar continuidade a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente para construir mais garrafas educativas que é um trabalho pioneiro que outros municípios vão copiar”.
Presidente da UMAM, Gilvânio
“Quero agradecer à Deus por esse momento e nos conceder mais um dia de vida, essa renovação dos contêineres para os líderes comunitários é uma atividade muito importante, agradeço ao prefeito Zequinha Lima e a presença dos presidentes de bairros que são apoiadores das melhores iniciativas. A parte de contribuição dos nossos moradores tem de melhorar, sempre apoiamos essa causa e vejo a luta dos garis que as vezes tinham que colocar uma lona debaixo das caixas porque não tinham mais fundos. O meu pai sempre trabalhou com reciclagem, eu mesmo catei latinha por muitos anos e se reciclarmos vamos colher muitos frutos para os nossos filhos e netos. Até o momento não tenho nada a reclamar da gestão”