Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de setembro de 2025 18:04

Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Imac lançam Campanha “Czs Contra Queimadas”

8a4918_d9a78d81d0c1466cb91208c5afc0bd0e~mv2

Nesta quinta-feira, 4, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Defesa Civil Municipal, lançou, na sede do executivo, a campanha “Czs Contra Queimadas – Preservar o meio ambiente é preservar a nossa vida”. Entre os parceiros envolvidos estão o Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. A vice prefeita Delcimar Leite também esteve presente.

ree

A secretária Edna Fonseca, responsável pela pasta, destacou  que o município teve este ano redução de 78% nas queimadas em relação a 2024. O objetivo da campanha, é seguir com a redução dos números. “Iniciamos hoje uma grande mobilização contra as queimadas. Intensificaremos as atividades nas escolas, conscientizando alunos e, consequentemente, suas famílias sobre a importância de evitar queimadas. As ações garantem ganho ao meio ambiente e à saúde das pessoas”, afirmou.

ree

Lacione Pedrosa Maia, chefe do Instituto de Meio Ambiente do Acre- IMAC, alertou que as queimadas resultarão em multas. “Estamos aqui para apoiar a prefeitura nas fiscalizações urbanas, enquanto o IMAC cuidará da zona rural. Contudo as atuações depois da fiscalização da zona urbana serão de responsabilidade nossa. Qualquer notificação de queimada será tratada com rigor, pois sabemos que não existem queimadas pequenas, todas são passíveis de penalização”, declarou.

ree

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, major Josadac Calvacante, ressaltou a importância da parceria com a prefeitura. “A campanha ‘Czs Contra Queimadas’ é uma iniciativa conjunta que visa enfrentar e prevenir queimadas em toda a região do Vale do Juruá. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos e consequências das queimadas, que afetam não apenas a saúde pública, mas também a qualidade do ar e a rotina escolar”, explicou.

ree

Para denúncias, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil do município pelo número (68) 99965-6237, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

ree