A Prefeitura de Cruzeiro do Sul decretou luto oficial de sete dias no município pela morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira, 21 de abril, em Roma. A medida está estabelecida no Decreto nº 543, assinado pelo prefeito Zequinha Lima, como forma de prestar homenagem e demonstrar profundo pesar pelo falecimento do líder religioso.
“O Papa Francisco foi um exemplo de humildade, fé e humanidade. Sua mensagem de amor ao próximo, diálogo e justiça social tocou milhões de pessoas em todo o mundo. Neste momento de tristeza, nos unimos em oração e respeito por sua história e legado”, declarou o prefeito Zequinha Lima.

O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu às 7h35 (horário de Roma) desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano.
A causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC) seguido de insuficiência cardíaca.
Eleito em 13 de março de 2013, Francisco foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta. Durante seu pontificado de 12 anos, destacou-se por sua proximidade com os pobres, defesa dos direitos humanos e reformas dentro da Igreja Católica.