Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de fevereiro de 2026 22:16

Prefeitura de Cruzeiro do Sul intensifica limpeza e orienta população sobre descarte correto de lixo e resíduos

8a4918_85902c881cee482e90086b5491179505~mv2

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, realiza uma ação de limpeza em diversos pontos da cidade considerados críticos devido ao descarte irregular de resíduos. Enquanto a Secretaria de Meio Ambiente atua na orientação quanto ao descarte ambientalmente adequado, bem como a identificação de pontos críticos, a Secretaria de Obras cuida da operacionalização da limpeza com máquinas e agentes de coleta.

As equipes atuam na rota que compreende a Cidade da Justiça, Praça da Juventude, Colégio Dom Pedro, Colégio Militar e nas proximidades da Água Cristal, na região conhecida como Boca da Alemanha. Os locais são classificados como pontos viciados, onde há recorrência no acúmulo de entulhos e resíduos volumosos descartados de forma inadequada.

A secretária municipal de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Edna Fonseca, explicou que o serviço realizado nesses locais é diferente da coleta domiciliar tradicional feita diariamente.

“Na quarta-feira, dia 18, foi feita a limpeza daquela rota da Cidade da Justiça, Praça da Juventude, Colégio Dom Pedro, Colégio Militar e próximo da Água Cristal. Esses são pontos viciados. Essa limpeza não é feita pelo coletor normal da coleta residencial. É realizada com outro tipo de equipamento, como caminhões basculantes. O que é essa coleta? São entulhos que ficam próximos às caixas de lixo e que o coletor domiciliar não leva”, esclareceu.

Ela destacou ainda que essa rota específica não é diária e ocorre, em média, a cada 30 dias.

“Pedimos à população que não coloque fogão, sofá, poda de árvore e outros materiais volumosos próximos aos pontos da coleta domiciliar. Esses resíduos precisam aguardar a rota específica de recolhimento, que em breve será divulgada por regionais para toda Cruzeiro do Sul”, reforçou.

A secretária também orientou que moradores que possuam entulhos armazenados em casa podem buscar alternativas corretas para o descarte.

“Se a pessoa tem um resíduo dentro do seu quintal que precisa ser retirado, nós temos a cooperativa de catadores, a CoopSul. É só entrar em contato pelo telefone 99257-3482. O que para muitos parece lixo, para eles é matéria-prima”, destacou.

No caso de resíduos da construção civil, conhecidos como RCC, a orientação é procurar profissionais que já atuam com esse tipo de recolhimento no município.

“Não pode lançar material volumoso em espaço público. Isso gera impacto negativo, problema de saúde pública e poluição visual. Não é um problema apenas da prefeitura, é de todos nós”, enfatizou.

“Nesse momento, a limpeza está sendo feita conforme cronograma alinhado com a Secretaria de Saúde, priorizando bairros com maior índice de dengue. É um mutirão de limpeza. Pedimos que a população fique atenta aos canais oficiais da prefeitura para acompanhar onde será o próximo bairro atendido”, concluiu.