Cruzeiro do Sul, Acre, 13 de julho de 2025 11:54

Prefeitura de Cruzeiro do Sul participa da ExpoAcre Juruá 2025 e divulga Festival da Farinha

8a4918_5f78b26fa67f4a5e8f9410a806d59373~mv2

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul está em destaque na ExpoAcre Juruá 2025, com um estande que promove o Festival da Farinha e o concurso para a escolha do Rei e Rainha do evento.

O prefeito Zequinha Lima, que esteve no estande na noite desta sexta-feira, 4,contou que o Festival da Farinha deste ano será realizado 27 e 30 de agosto no Complexo Esportivo do bairro Aeroporto Velho. Ressalta a importância do evento para promover a farinha de Cruzeiro do Sul, reconhecida como a capital nacional desse produto. “Estamos ansiosos para receber um grande público durante o festival, que servirá como vitrine para os nossos produtos e cultura”, finalizou.

Concurso do Rei e Rainha 2025

O concurso do Rei e Rainha é parte do Festival da Farinha e as inscrições já estão abertas. Flávio Rosa, secretário de Cultura, comentou sobre as novidades deste ano, que incluem seletivas nas vilas e na zona rural. “Estamos convidando todos os jovens a se inscreverem entre os dias 7 e 16 de julho na Secretaria de Cultura. Na seletiva, escolheremos representantes de cada vila e da zona urbana, totalizando 14 finalistas”, explicou.

Na área da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento estão  30 expositores que representam a cadeia produtiva da mandiocultura e outros produtos da agricultura familiar, como derivados da cana-de-açúcar, melancias e bananas.

O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Nildson, ressaltou a importância da exposição e do festival. “Este espaço é uma vitrine para a Secretaria de Agricultura, permitindo que mostremos nosso trabalho e incentivemos a produção de qualidade. Temos uma equipe dedicada à montagem da estrutura e à apresentação das cadeias produtivas. Além disso, promovemos campanhas como a de combate ao Mandarová e incentivamos a piscicultura, evidenciando a viabilidade dessa cadeia”, afirmou.

Vendas

Maria Celeste é  uma das expositoras do estande. Com mais de 35 anos de experiência na venda de derivados da farinha, destacou a importância da feira para a sua renda. “Com a tapioca e outros produtos, consegui vender um total significativo nas primeiras noites. Essa renda é essencial, pois na agricultura, o retorno financeiro pode demorar mais”, contou.