A Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Juruá realizaram neste sábado, 18, uma ação no bairro do Miritizal. A ação aconteceu na Escola Nise Varela e consistiu em atendimento jurídico, atenção básica em saúde e assistência social. Denominada ‘Elas Podem’, a ação faz parte do calendário de atividades do mês da mulher.
“Nada melhor do que comemorar o nosso mês servindo a quem mais precisa”, disse a presidente da Subsecção da OAB, Ocilene Alencar.
A secretaria de Ação Social levou serviços como a inclusão no programa Bolsa Família, a atualização cadastral e o desbloqueio do benefício.
“Trazer estes serviços para a comunidade é importante pois evita o deslocamento para a assistência onde normalmente tem fila e muitas vezes a beneficiária do programa tem dificuldade de tempo e de locomoção. É sempre muito bom estas articulações com os outros órgãos para trazer benefícios para a comunidade”, disse Sandra Soriano, coordenadora do cadastro único e bolsa família.
A SEMSA levou serviços de atenção básica para a ação. “A secretaria está ofertando testagem rápida para hepatites, B e C, Sífilis e HIV, vacinação de rotina e atualização da carteira vacinal. O objetivo é prevenir e atualizar a carteira vacinal para o início das aulas”, disse Hamilton Costa Silva, da Vigilância Epidemiológica.
“Vim fazer o teste rápido e tomar as vacinas. Graças a Deus fui bem atendida”, disse a moradora Maria Verilda dos Santos Pereira, 71.
O mesmo objetivo de levar cidadania acompanhou a ação da OAB, levando atendimento jurídico para a população.
“Estamos levando atendimento jurídico para as pessoas. Muitas estão ansiosas para saber sobre seus direitos, consultar processos em andamento, saber data de audiência em alguma ação judicial”, disse a presidente da OAB. “Só temos a agradecer à prefeitura pela parceria que resultou nessa ação no bairro do Miritizal”, concluiu.