A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizará neste sábado, 9, a partir das 8 horas,na Escola Estadual Augusto Severo, na Vila Santa Luzia do Pentecostes a primeira audiência pública do Programa “Avança Cruzeiro” que busca alinhar as políticas municipais com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, ONU, e envolve a participação da comunidade na construção do futuro da cidade.
A elaboração do programa aconteceu por fases. Na primeira etapa foram apresentadas as diretrizes do plano de governo do prefeito a todas as secretarias. Em um segundo momento, foram discutidas as demandas colhidas durante a audiência pública promovida na Universidade Federal do Acre (UFAC), em que a população contribuiu com sugestões organizadas em dez eixos temáticos: gestão pública, saúde, educação, social, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, infraestrutura e mobilidade urbana, desenvolvimento rural e desenvolvimento econômico. Já na terceira fase foram apresentadas para discursão e validação da equipe governamental as 130 propostas elaboradas.

Nesta quarta etapa, haverá as audiências públicas para discursões, ingressos ou remoções de propostas com a sociedade civil das vilas, começando pela Santa Luzia.
Após as realizações de audiências públicas nas 7 vilas e no perímetro urbano serão elaboradas as metas da gestão municipal para a implantação do Plano Plurianual – PPA 2026-2029, tornando um instrumento de planejamento de médio prazo que define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos, servindo como base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Já estamos na quarta fase do planejamento do Programa “Avança Cruzeiro” , nas vilas onde a população terá a oportunidade de conhecer as metas existentes, aprovar, desaprovar e incluir novas metas. Após todo esse processo será realizado um gráfico com todas as metas aprovadas pela população e pelo prefeito Zequinha Lima que estarão compondo o programa Avança Cruzeiro e inseridas no PPA, 2026-2029 de nossa cidade”, explica o Secretário Municipal Adjunto da Casa Civil, Izau Melo.
