Cruzeiro do Sul, Acre, 7 de maio de 2025 09:17

Prefeitura de Envira realiza identificação de larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus

larvasenvira1 900

Com o início do período chuvoso e temperaturas elevadas, a Prefeitura de Envira (AM) realiza, neste mês, o trabalho de identificação de larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus na cidade. Esta é uma importante ação para a Administração Municipal prever se, nos próximos meses, o nível e local de infestação do mosquito estará elevado, o que colabora para o município traçar estratégias de prevenção e combate ao mosquito, que é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika.

As equipes da FVS- Fundação de Vigilância em Saúde do Município, estão fazendo o trabalho de busca ativa e mapeamento para investigar locais onde há larvas do Aedes aegypti. As larvas são recolhidas, identificadas e contabilizadas para gerar o índice, e identificar possíveis focos do Aedes aegypti para evitar a proliferação do mosquito.

A ação visa manter o município livre do foco da dengue e evitar que possíveis focos se proliferem. Toda a comunidade está convidada a colaborar, seja permitindo a entrada das equipes nas propriedades e também fiscalizando e eliminando pontos que possam acumular água. Uma simples tampinha de garrafa plástica ou de vidro, sacolinha de supermercado, caixa d’água destampada ou qualquer objeto que possa armazenar água são perigosas situações favoráveis à reprodução do mosquito.

Ao longo do ano, outras ações do LIRAa/LIA (método de amostragem que tem como objetivo o conhecimento de indicadores entomológicos de forma rápida e oportuna), além do LIRAa, a equipe continuará a coleta semanal de amostras de larvas nas armadilhas espalhadas pela cidade, dando continuidade no trabalho de prevenção contra o Aedes aegypti.

Prefeitura Municipal de Envira.
Construindo uma nova história.