Cruzeiro do Sul, Acre, 17 de setembro de 2025 08:32

Prefeitura de Mâncio Lima entrega caminhão compactador e poço artesiano à Comunidade dos Caetanos

be81c5_39af985c0d4f42b8a520092efabaa8fe~mv2 (1)

A Prefeitura de Mâncio Lima realizou nesta sexta-feira, 29, um dia histórico de conquistas para a população. Em frente à Secretaria Municipal de Saúde, na Praça São Sebastião, com a presença de Vereadores, lideranças comunitárias, sindicais e Secretários Municipais, foi entregue um moderno caminhão compactador de lixo, reforçando a frota da limpeza urbana, e, logo em seguida, a gestão se dirigiu à Comunidade dos Caetanos para entregar o tão esperado poço artesiano, sonho antigo de mais de 30 famílias.

ree

O novo caminhão conta com sistema de prensa manual, duas caixas e latão coletor, garantindo mais eficiência, segurança aos garis e organização na coleta. A aquisição marca o fim de mais de duas décadas de dificuldades, já que o veículo anterior não atendia mais as necessidades da cidade.

ree

“Hoje é um dia histórico. Estamos resolvendo dois problemas sérios da nossa cidade: a coleta do lixo, que dependia de um caminhão velho de mais de 20 anos, e a falta de água aqui na comunidade. Esse caminhão é uma conquista não para mim, mas para o povo de Mâncio Lima e, em especial, para os nossos amigos do lixo, como carinhosamente chamamos os garis, que trabalham de madrugada para manter nossa cidade limpa e bonita. Já nos Caetanos, entregamos um poço artesiano que vai melhorar a vida de todos. Sou grato a Deus e aos parceiros, como o deputado Nicolau Júnior e o senador Sérgio Petecão, que têm acreditado na nossa gestão”, afirmou o prefeito Zé Luiz.

ree

Comunidade dos Caetanos realiza sonho antigo com poço artesiano

ree

Após a entrega do caminhão, a comitiva seguiu para a Comunidade dos Caetanos, onde a inauguração do poço artesiano representou o fim de anos de sofrimento e um sonho antigo de mais de 30 famílias. Durante o verão, os moradores ficavam sem água, já que os cacimbões abertos não tinham profundidade suficiente. A pouca qualidade da água comprometia a saúde, ocasionando o surgimento de doenças.

ree

“Estou contente, graças a Deus. Era uma reivindicação antiga. Antes, quando chegava o verão, os poços secavam e a gente passava necessidade. Agora o sofrimento acabou, já temos água de qualidade. Falta ainda a rede de distribuição, mas já é uma grande vitória. Nosso sonho está realizado”, comemorou Francisco Taveira Monteiro, agricultor de 70 anos, morador da comunidade e doador do terreno para a construção do poço.

ree

O deputado estadual Nicolau Júnior, autor da emenda que possibilitou a obra, também destacou a importância do investimento. “Essas famílias sofriam muito no verão, sem água de qualidade e expostas a doenças. Hoje estamos entregando um poço profundo, com água tratada e segura. Isso representa saúde, dignidade e mais qualidade de vida. Essa parceria entre Legislativo, Executivo e Governo do Estado tem dado grandes resultados e vamos continuar ajudando”, reforçou.

ree

Zé Luiz lembrou ainda que a entrega do poço é apenas a primeira etapa: “O primeiro passo foi dado: a água já está jorrando e a comunidade já está usando. O próximo é a construção da rede de distribuição. Estamos em diálogo com o Governo e já temos a garantia de R$ 3 milhões do senador Sérgio Petecão, que até o final de setembro estará na conta para a construção de poços em outras comunidades. Já beneficiamos com esse mesmo investimento as comunidades do Souza, no Alto Pentecostes e Belo Monte. Vamos seguir firmes, porque cuidar do nosso povo é a nossa prioridade”, concluiu o prefeito.

ree

A gestão já trabalha para adquirir mais um caminhão coletor de lixo, ampliando ainda mais a frota de limpeza urbana do município. Na Comunidade dos Caetanos, a construção do poço representa o primeiro passo de um grande avanço: agora, o próximo desafio será a busca por recursos para a implantação do sistema de distribuição de água, garantindo que todas as famílias da comunidade sejam beneficiadas com esse serviço essencial.