Cruzeiro do Sul, Acre, 9 de julho de 2025 16:44

Prefeitura de Mâncio Lima firma parceria com SICREDI para facilitar acesso ao microcrédito orientado

be81c5_d520950fc0db4d4bac6a5b1672eadc84~mv2

A Prefeitura de Mâncio Lima, por meio da Sala do Empreendedor, firmou uma importante parceria com a cooperativa de crédito SICREDI, no âmbito do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO). O objetivo da ação é facilitar o acesso ao crédito orientado para os Microempreendedores Individuais (MEIs) do município, promovendo a inclusão financeira e o fortalecimento da economia local.

O PNMPO, instituído pelo Ministério do Trabalho, tem como finalidade apoiar e financiar atividades produtivas de empreendedores, principalmente por meio da disponibilização de recursos para o microcrédito produtivo orientado. O programa está inserido no contexto do projeto de massificação do microcrédito no Brasil, com o objetivo de promover a bancarização da sociedade brasileira e a democratização do crédito no país. Foi reformulado pela Lei nº 13.636, de 20 de março de 2018.

“As operações são direcionadas a pessoas naturais e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas urbanas e rurais, de forma individual ou coletiva, com faturamento de até R$ 200 mil. Cada empreendedor pode acessar linhas de crédito de até R$ 21 mil, com taxas acessíveis e acompanhamento técnico”, explicou Tiago Alves, gerente da unidade SICREDI.

Com essa parceria, os microempreendedores podem contar com linhas de microcrédito com juros acessíveis de até 2,8% ao mês, acompanhamento e orientação técnica sobre o uso do crédito, atendimento personalizado na Sala do Empreendedor e encaminhamento direto para análise de crédito junto ao SICREDI.

De acordo com o Agente de Desenvolvimento Local, Saimon Dias, a iniciativa representa um grande avanço para o empreendedorismo local. “Essa é uma oportunidade concreta de impulsionar os pequenos negócios em Mâncio Lima, oferecendo crédito com responsabilidade e orientação. Queremos que os empreendedores cresçam de forma sustentável e estruturada”, afirmou.