No dia 1º de maio, data em que se celebra o Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Mâncio Lima realizou o lançamento oficial do Calendário de Mecanização Agrícola 2025 no Mercado Municipal José Macedo. O evento contou com a presença de trabalhadores rurais, vereadores, líderes sindicais, representantes de órgãos estaduais, secretários municipais, profissionais informais, cooperados e o Deputado Federal Zezinho Barbary.

O calendário marca o início das atividades para o próximo dia 13 de maio, com ações que se estenderão até o mês de setembro. O programa é voltado para assentados da reforma agrária, comunidades tradicionais e produtores organizados em associações e cooperativas.
Ferramenta para o desenvolvimento rural sustentável.

O Plano de Mecanização Agrícola é considerado uma estratégia fundamental para o desenvolvimento rural sustentável do município, garantindo o acesso de pequenos e médios produtores a maquinário agrícola, reduzindo desigualdades no campo, promovendo a modernização da produção e fortalecendo a agricultura familiar. Ao apoiar a preparação de solo no tempo adequado, o plano garante produtividade, melhora a qualidade dos produtos agrícolas e fortalece a economia local.

Mâncio Lima tem sua base econômica fundamentada na produção de farinha de mandioca, melancia, pecuária, piscicultura, além de frutas e hortaliças da agricultura familiar. Nos últimos anos, destaca-se também a retomada do cultivo do café, que no passado foi um dos motores da economia do Município.

De acordo com a Prefeitura, mais de 600 famílias serão diretamente beneficiadas, em cerca de 20 comunidades rurais, totalizando mais de 740 horas de mecanização de áreas agrícolas, o que permitirá que cada comunidade siga sua própria rotina de plantio, conforme os calendários produtivos.

Para a execução do programa, a Prefeitura está disponibilizando uma frota composta por seis tratores, quatro grades aradoras, duas grades niveladoras, três carroças, duas roçadeiras, cinco motos para assistência técnica e uma camionete de apoio. Esse maquinário será dividido entre as comunidades Maloca, São Domingos, Gerinos, Iracema, Ramal do 20, Ramal dos Normandos, Feijão Inssoso, Ramal do Banho, Ramal do Zeca Pova, Ramal do Batoque, Polo e Estradão, Pé da Terra, Santo Antônio, Ramal dos Caetanos, Virgíneos, Belo Monte, Pentecostes e Cesário.

A Prefeitura destacou ainda o apoio do Governo do Estado do Acre como essencial para que o calendário fosse lançado no tempo certo, garantindo o início da mecanização dentro da janela ideal para o plantio.
O que disseram:
“Primeiramente, parabenizo todos os trabalhadores brasileiros, em especial os de Mâncio Lima, que com garra e coragem contribuem para o desenvolvimento desta cidade. Este evento celebra quem faz a diferença na agricultura familiar. A Prefeitura está de parabéns por iniciar a mecanização no tempo certo, pois qualquer atraso prejudica toda uma cadeia produtiva. É o agro que carrega o Brasil nas costas, e é nele que devemos investir. Precisamos seguir acreditando em quem trabalha e coloca o alimento na mesa do povo”. Zezinho Barbary, Deputado Federal.
“Hoje é um dia de orgulho. Celebrar o Dia do Trabalho como gestor desta cidade é reconhecer a força do nosso povo. Gente que, com dedicação, constrói a história de Mâncio Lima — no campo, nas escolas, nas repartições e no comércio. Este programa de mecanização representa nosso compromisso com o setor agrícola. Fizemos um grande esforço no início do ano para recuperar os tratores e equipamentos, garantindo que os trabalhos comecem agora, no verão. Determinei que todos os produtores que procurarem a secretaria sejam atendidos, e para o ano que vem vamos ampliar ainda mais esse programa. Ao lançar hoje este programa, reforçamos o compromisso da nossa gestão em apoiar o setor agrícola, valorizar o trabalho rural e garantir que o progresso chegue a todos que contribuem para o sustento e crescimento do nosso município. Que este calendário seja uma ferramenta eficaz para um futuro mais próspero para todos”. Zé Luiz, Prefeito de Mâncio Lima.
“Trabalhamos intensamente para cumprir o pedido do prefeito de dar prioridade à recuperação dos equipamentos. Todos os produtores serão atendidos, do pequeno ao maior, dentro do cronograma estabelecido. Nossos técnicos e operadores estão preparados para iniciar os serviços no dia 13. Sem esse esforço conjunto, não conseguiríamos alcançar tantas famílias e contribuir com a preparação do solo para a produção.” Edvaldo Barbosa, Secretário Municipal de Produção.
“É um dia histórico em Mâncio Lima. A escolha do Dia do Trabalhador para lançar esse programa mostra o compromisso com quem planta e colhe. A mecanização agrícola é fundamental para melhorar a produção e garantir qualidade. Nossa cidade tem vocação para o agro, e este plano vai nos levar ao topo da cadeia produtiva regional.”
Jonas Lima, Presidente da COOPERCAFÉ.
“Sou produtor de banana e me sinto honrado com o convite. Ver que a gestão está preocupada em começar no tempo certo nos enche de esperança. Já estamos preparando as propriedades para aproveitar ao máximo as horas de serviço que serão destinadas a cada produtor.”
José Maria Uchoa, produtor rural do Ramal Belo Monte.
“Parabenizo todos os trabalhadores neste dia tão importante. Além da mecanização, nossa gestão está atuando para melhorar os ramais, construir pontes e garantir o escoamento da produção. O prefeito tem articulado com o Deracre para que Mâncio Lima seja uma das primeiras cidades atendidas na Operação Verão.” Andinho Lima, Vice-prefeito de Mâncio Lima.
“É minha primeira vez participando de uma atividade assim como presidente de associação. Saber que nossa produção não será prejudicada com o atraso na recuperação do solo é motivo de alegria. Estamos à disposição para colaborar — juntos somos mais fortes.” James, Presidente do Polo Agroflorestal.
“ É com satisfação que participo do anúncio do Calendário de Mecanização Agrícola neste Dia do Trabalhador. A escolha da data não é por acaso. Queremos homenagear o homem e a mulher do campo, verdadeiros pilares da nossa economia. Este programa representa um investimento direto na melhoria das condições de trabalho e na produtividade rural.” Zeca do Pentecostes, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores.
“Recebemos com entusiasmo o lançamento deste calendário. Ele é um reconhecimento claro do papel do produtor rural, que é, antes de tudo, um trabalhador incansável. A mecanização alivia o esforço, melhora a produção e contribui para a sustentabilidade. Que muitos sejam beneficiados e que nossa agricultura familiar e o agronegócio local sejam cada vez mais fortes.” Francisco Ribeiro, Presidente do Sindicato Rural.
Galeria de imagens:
































