O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Envira (AM), vereador Morzim (PL), nomeou para o cargo de Controlador Geral do Poder Legislativo Municipal o técnico agrícola James Pinheiro de França, que deve ser exercido por servidor com a qualificação técnica e nível superior em Administração, Direito, Ciências Contábeis ou Economia.
Segundo a denúncia a nomeação de James Pinheiro de França foi efetivada pelo presidente da Mesa Diretora para atender pedido do irmão do nomeado, o vereador Clemondes Pinheiro de França (PP), que também é Membro da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Envira.
O cargo de Controlador Interno é específico de quem realiza as atividades de controle interno propriamente ditas, que deve cumprir exigências legais e ter habilitação profissional para o exercício das funções. O servidor deve ser contador, administrador, economista ou advogado com atribuições específicas para o desempenho da atividade.
Consultado sobre a denúncia o presidente da Câmara Municipal, vereador Morzim, que está em viagem administrativa, em Manaus, segundo seu advogado, não atendeu o telefone. Depois de algumas ligações o advogado atendeu informando que estavam na hora do almoço, ficou de retornar, mas até o fechamento da matéria não retornou.