Cruzeiro do Sul, Acre, 18 de março de 2025 21:46

Presidente da Federação da Pesca se reúne com o presidente do INSS em Sena Madureira e reivindica pela categoria

pesca 3 (1)

O presidente da Federação da Pesca no Estado do Acre (Fepac), Elenildo Nascimento, participou em Sena Madureira, na manhã desta segunda-feira (17) do início do atendimento do Prevbarco do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que vai beneficiar a população do município, através de um pedido do senador Sérgio Petecão (PSD/AC).

O Prevbarco é uma estrutura fluvial móvel do INSS cuja equipe especializada atende a população ribeirinha e das cidades por onde passa com serviços de auxílio-doença, pensão por morte, aposentadoria, benefício de assistência ao idoso e ao deficiente (BPC/LOAS), salário maternidade e auxílio reclusão.

A chegada do Prevbarco do INSS para atender a população de Sena Madureira e também dos municípios de Manoel Urbano e Tarauacá é uma conquista do trabalho do senador Sérgio Petecão para garantir atendimento ao povo da zona rural e ribeirinhos que são os que mais necessitam dessa ajuda.

“Estamos realizando um grande sonho com a chegada do Prevbarco em Sena Madureira, inclusive com a presença do presidente do INSS, Dr. Alessandro Antônio Stefanutto, acompanhado de sua equipe e dos profissionais que estarão prestando um atendimento que vai garantir muitos benefícios à nossa população”, destacou o senador Petecão.

Elenildo Nascimento aproveitou para apresentar ao presidente do INSS demandas da categoria como a questão do seguro-desemprego de 2024 que ainda não foi pago aos pescadores causando grandes transtornos e desinformação e também a situação do seguro-desemprego de 2015, além da falta da médico perito e assistente social em Cruzeiro do Sul.

O presidente da Fepeac agradeceu e parabenizou o senador Petecão pela conquista do atendimento do Prevbarco em Sena Madureira, Manoel Urbano e Tarauacá e aproveitou para fazer um pedido para que a população de Cruzeiro do Sul também seja beneficiada com os serviços da unidade móvel fluvial do INSS.

Elenildo agradeceu a atenção do presidente do INSS que recebeu as demandas apresentadas, deu as explicações de que o seguro-defeso ainda não foi pago devido ao Orçamento da União que ainda não foi aprovado, mas garantiu que inclusive o benefício do ano de 2015 que foi judicializado deverá ser pago a categoria.

Na conversa com o Coordenador de Benefícios do INSS, Dr. Iracemo, Elenildo Nascimento aproveitou a oportunidade para reiterar o pedido para que o Prevbarco possa prestar os serviços previdenciários em Cruzeiro do Sul e o mesmo confirmou que ainda este ano de 2025 a população do município deverá ser beneficiada com o atendimento.