O Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), em nota pública, informou nesta sexta-feira (19), a morte da presidiária Maria Ediane Coelho de Andrade, 42 anos, que cumpria pena na Unidade Guimarães Lima e estava internada no Hospital de Campanha desde o último dia 13 de fevereiro. Ela morreu na manhã desta quinta-feira (18).
Segundo a nota Maria Ediane foi encaminhada ao hospital por ter apresentado sintomas da Covid-19, mas também ter testado negativo no teste rápido feito no presídio e continuar com os sintomas. Após ser submetida a exame de sorologia a detenta recebeu o resultado positivo para Covid-19 e iniciou o tratamento.
O óbito de Maria Ediane foi confirmado as cinco horas e 29 minutos de quinta-feira, 18, três dias depois dela ter sido internada, motivado por insuficiência respiratória aguda e parada cardiorrespiratória, devido a Covid-19. Na unidade, a presa cumpria pena em uma cela com mais outra detenta que foi devidamente isolada quando ela apresentou os sintomas.
Na nota o Iapen se solidariza com a dor dos familiares e amigos de Maria Ediane, pedindo a Deus que encontrem nele a força necessária para esse momento de tristeza e dor. Na unidade Guimarães Lima mais cinco presidiárias testaram positivo para a Covid-19 e foram isoladas das demais. Nas celas masculinas ainda não houve registro de nenhum caso.