A procissão de encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória, no final da tarde desta sexta-feira (15), iniciou com um tempo muito agradável que colaborou com a grande caminhada de fé pelas principais ruas da cidade com a participação de milhares de católicos que acompanharam, rezaram e cantaram louvores durante todo o trajeto.

Neste ano a procissão saiu da frente da Catedral de Nossa Senhora da Glória, seguiu pela Avenida Boulevard Thaumaturgo, subiu na ladeira que dá acesso à Escola Flodoardo Cabral, desceu na ladeira da Avenida 28 de Setembro e depois de mais uma subida desceu a ladeira do Morro da Glória com sua chegada na frente da catedral.

A participação dos católicos foi impressionante e superou a caminhada do ano passado. Segundo as primeiras informações muito mais de 50 mil pessoas acompanharam a procissão da Padroeira tornando a festa uma das maiores de toda a região Norte e encerra com louvor as nove noites de novenas e missas que lotaram a Catedral de Nossa Senhora da Glória.

O prefeito Zequinha Lima, que participou da procissão de encerramento da Festa da Padroeira e destacou como um momento de fé, devoção e união. “Foi uma grande demonstração de religiosidade e amor, onde juntos fortalecemos nossa espiritualidade e renovamos nossas esperanças, um dia especial que ficará marcado em nossos corações”, disse.

O governador Gladson Cameli mais uma vez veio de Rio Branco, no final na tarde, especialmente como faz todos os anos para participar da procissão de Nossa Senhora da Glória e destacou importância da segunda maior festa religiosa da região Norte superada apenas pelo Círio de Belém, festa da padroeira do Pará.
Gladson Cameli fez a caminhada na procissão de Nossa Senhora da Glória acompanhado da namorada, a empresária Karol Queiroz, do prefeito Zequinha Lima, do deputado Luiz Gonzaga, do deputado federal Eduardo Veloso, num momento de muita fé e emoção em que ele também recebeu o carinho dos cruzeirenses.
O governador aproveitou para destacar que a procissão de Nossa Senhora da Glória deve ser reconhecida como um verdadeiro patrimônio cultural e espiritual do município de Cruzeiro do Sul e de toda a região pela sua importância para a comunidade católica e para a população do município de Cruzeiro do Sul.
“É o momento de refletirmos, pedirmos proteção, buscarmos mais amizade entre as populações e diminuirmos as diferenças. Aqui tem toda uma história da minha vida e da minha família. É um momento de renovar nossa esperança e a nossa força”, destacou Gladson que estava bastante feliz por participar mais uma vez da procissão de Nossa Senhora da Glória.
No final da procissão e na missa de encerramento do novenário o Bispo da Diocese, D. Flávio Geovenale, agradeceu a presença de todos os fieis com a expressiva participação popular nas missas e novenas diariamente com a Catedral de Nossa Senhora da Glória lotada durante as celebrações e a importância espiritual da comemoração da festa da padroeira.
“Todas as noites tivemos perto de duas mil pessoas dentro e fora da catedral, e a conclusão foi maravilhosa para que possamos pedir bênçãos para todos e louvar a Deus através da sua Mãe, Nossa Senhora”, afirmou o bispo que também agradeceu a presença dos padres visitantes e dos apoiadores e parceiros que garantiram o sucesso da festa.
Como acontece todos os anos centenas de cruzeirenses católicos, que moram em outros locais de Brasil, retornam à Cruzeiro do Sul no período do novenário de Nossa Senhora da Glória para participar das festividades e da procissão.